Home Filmes Ficção

A ANTROPÓLOGA

Aos 33 anos, Maria de Lourdes Gomes Azevedo Ramos (Malu) realiza na Costa da Lagoa – reduto açoriano na Ilha de Santa Catarina (Florianópolis/Santa Catarina/Brasil) – sua pesquisa de doutorado na área de etnobotânica. Sua vinda a Costa da Lagoa não será meramente um marco em sua carreira acadêmica mais uma série de desafios emocionais que coloca a protagonista no limite entre a razão e a imaginação, ciência e misticismo, crença e ceticismo, amor e paixão. Com dona Ritinha, benzedeira mais conhecida na comunidade, Malu inicia o aprendizado da cultura mística que os descendentes de açorianos preservam no local. Ao acompanhar o tratamento realizado com as ervas da mata atlântica à Carolina – filha do médico local – ministrado por D.Ritinha, Malu entra em contato com o sobrenatural e, envolve-se na cura da menina. Contrariada pelo pai da menina, Malu enfrenta o ceticismo científico, antes propagado por ela própria. As evidências são muitas e Malu se vê levada a montar o painel de coincidências, situações sobrenaturais, intuições, constatações místicas e induções dos moradores da comunidade. Após período de auto-enfrentamento, Malu decide singrar a verdadeira viagem rumo ao desconhecido – o lugar de onde Malu jamais voltará.

Trailer

Ficha técnica

Duração: 90 minutos.
Ano de Produção: 2011.
Produção: Zeca Nunes Pires e Guel Cáceres por Mundo Imaginário Prod. Cinemat. Ltda..
Distribuidora: Imagem Filmes.

Indicados

Direção: Zeca Nunes Pires.
Atrizes indicadas: Larissa Bracher como Malu.
Atores indicados: Eduardo Bolina como Pedro, Luigi Cútolo como Adriano.
Atrizes coadjuvantes indicadas: Fernanda S. Marcondes como Rainha Diana, Jackie Sperandio como Teresa, Paula Petrella como Sueli, Rafaela Rocha de Barcelos como Carolina, Sandra Ouriques como Dona Ritinha.
Atores coadjuvantes indicados: Pedro Paulo Pitta como Pan, Ricardo Goulart como projecionista, Ricardo Von Busse como Jair, Severo Cruz como velho Delano.
Roteiro Original: Sandra Nebelung e Tânia Lamarca.
Direção de Fotografia: Charles Cesconetto.
Direção de Arte: Cristiano Amaral.
Figurino: Lou Hamad.
Maquiagem: Antonia de Oliveira.
Efeitos Visuais: Marcius Aurélio Furtado.
Montagem: Giba Assis Brasil.
Som Direto: Léo Gomes.
Edição Sonora: Léo Gomes.
Mixagem: Léo Gomes.
Trilha Sonora Original: Silvia Beraldo.

Fotos