Home Sócios Acadêmicos

Fabrício Correia

Professor, jornalista, escritor e produtor cultural, Fabrício Correia foi diretor regional em São Paulo, do Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica Brasileira, fundador e secretário-executivo da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Audiovisual Brasileira, no Congresso Nacional. Integrou o Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Cinema por dois mandatos.

Crítico de cinema com passagem pelos principais veículos de comunicação do estado de São Paulo, apresentou quadros relacionados a área nas emissoras de televisão, TVE, Band, TV Aparecida e Rede Brasil, além de apresentar o programa Manhã FelizCidade pela Bandeirantes AM 1120.

Na literatura, é um dos mais celebrados autores infantis da atualidade, tendo recebido em 2015, a Medalha do Mérito Legislativo, da Câmara dos Deputados, pelo livro O Pequeno Grande Doador, primeiro livro infantil a tratar de doação de medula óssea, ilustrado por Maurício de Sousa com consultoria de Drauzio Varella. Com dedicatória de Lygia Fagundes Telles, seu livro Os Gatos de Cora, inspirado em Cora Rònai, com ilustrações dos grafiteiros Chivitz e Minhau, tem participado de feiras literárias e movimentos de proteção e difusão dos direitos animais em todo o Brasil.

Na área cultural, foi responsável pelo Festival Internacional de Teatro de São José dos Campos, pela realização do festival São João de Caçapava e é o atual curador do Acervo Roberto Lee, primeira coleção de antigomobilismo do Brasil. Foi autor dos estudos que transformou a cidade de Taubaté na Capital Nacional da Literatura Infantil.