O Homem que Engarrafava Nuvens (2008) - 106min Documentário

Trailer



Finalista em

  • Melhor longa-metragem documentário com Lírio Ferreira. Produção: Denise Dummont por Good Ju-ju
  • Melhor montagem documentário com DANIEL GARCIA e MAIR TAVARES
  • Melhor trilha sonora com GUTO GRAÇA MELLO

Sinopse

Do premiado diretor de Árido Movie, Cartola e Baile Perfumado, o documentário devolve a vida a uma década esquecida da música brasileira através da história de Humberto Teixeira.
Teixeira foi um dos compositores mais prolíficos na música popular brasileira e responsável pela criação de um dos estilos mais importantes, o "Baião". Ele foi responsável por clássicos como Adeus Maria Fulô e Asa Branca, a segunda canção mais popular no Brasil. A sua subida ao estrelato nos anos 50 foi meteórica, mas foi eclipsada pelo seu parceiro, Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as mais conhecidas na cultura brasileira.
Com a chegada da Bossa Nova, o Baião e Humberto Teixeira afundaram-se na obscuridade. Nas décadas seguintes, a sua música só era ocasionalmente registrada, por exemplo, em resposta à ditadura militar de 1964.
O documentário acompanha a filha de Humberto Teixeira, Denise Dummont, em uma viagem para aprender mais sobre seu pai. O Homem Que Engarrafava Nuvens é uma celebração da obra artística e musical de Teixeira e de sua contínua influência. Teixeira tem expressiva importância não somente através de seu trabalho como advogado lutando pela proteção de direitos autorais dos artistas no Brasil, mas também pela sua devoção à divulgação da música brasileira no resto do mundo. O documentário é uma celebração do próprio Brasil. O Baião é redescoberto agora e registrado por algumas estrelas mais vibrantes do país.


Indicados

Direção: Lírio Ferreira
Produção: Denise Dummont por Good Ju-ju
Roteiro Original: Lírio Ferreira
Direção de Fotografia: Walter Carvalho
Direção de Arte: Gringo Cardia e Fabio Arruda
Efeitos Visuais: Gringo Cardia e Fabio Arruda
Montagem: Mair Tavares e Daniel Garcia
Som Direto: Zezé D'Alice
Edição Sonora: Waldir Xavier
Mixagem: Rodrigo Noronha
Trilha Sonora: Guto Graça Mello
Distribuidora: Espaço Filmes