Prêmio de Preservação

O Prêmio Especial de Preservação da décima edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro vai para a CINEOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Pioneira no circuito de festivais a destacar em sua programação o patrimônio cinematográfico brasileiro através da exibição de clássicos de nosso cinema, a CINEOP tornou-se um importante instrumento da preservação, memória e identidade da cultura brasileira em contraponto ao cinema moderno nos mais diversos gêneros e formatos.

Além da Mostra, a CINEOP promove o Encontro de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros que reúne profissionais de diversos estados para discutirem a criação do Plano Nacional de Preservação. Neste encontro são abordados temas relativos às políticas de preservação de imagens em movimento; desafios da preservação audiovisual em face da complexidade dos avanços tecnológicos; a preservação audiovisual na formação profissional técnica e universitária, entre outros assuntos.

Em 2008, no âmbito da Mostra, foi fundada a Associação Brasileira do Audiovisual (ABPA), que prima pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro, instrumento essencial e estratégico do desenvolvimento da sociedade e da cultura brasileira.