Home Sobre a Academia

Sobre a Academia

SOBRE A ACADEMIA

“A Academia Brasileira de Cinema é um instrumento de celebração da qualidade do cinema brasileiro e mais um veículo de promoção e preservação que irá, sem dúvida, reforçar as alianças entre aqueles que fazem do nosso cinema uma arte maior”

Luiz Antonio Viana – Fundador e primeiro presidente da Academia.

“A criação da Academia Brasileira de Cinema renova e torna permanente nossa utopia de uma comunidade cinematográfica brasileira baseada na excelência de nossa produção e na fraternidade profissional de seus pares”

Carlos Diegues - Cineasta e Membro Titular do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Cinema

“É conhecida a regra de que quando o cinema nacional faz sucesso, esquenta o mercado e todos ganham. Como diria Euclides da Cunha, “o cineasta brasileiro é antes de tudo um forte, e a Academia sua fortaleza”. Cada vez mais forte, nossa Academia orgulha-se do cinema brasileiro e seus cineastas. Vida longa à Academia.”

Roberto Farias – Presidente da Academia Brasileira de Cinema

Histórico

A Academia Brasileira de Cinema, com sede no Rio de Janeiro, foi criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento do cinema como manifestação artística, ajudando, desta forma, a fortalecer a indústria cinematográfica brasileira. Hoje são mais de 200 sócios.

A primeira edição do Prêmio aconteceu em setembro de 2002, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é diferente de todos os outros porque é organizado e votado pelos próprios profissionais, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais que os fazem.

O processo de definição dos vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é dividido em duas etapas: indicação e premiação.

A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet. Cada sócio recebe uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da PwC, a mesma empresa de auditoria que faz a apuração do Oscar.

Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passarão para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes.

Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos é realizada pela PwC.

As categorias

I – Longa-Metragem

a) Melhor Filme de Ficção;
b) Melhor Filme de Documentário;
c) Melhor Filme de Animação;
d) Melhor Filme Infantil;
e) Melhor Direção;
f) Melhor Atriz;
g) Melhor Ator;
h) Melhor Atriz Coadjuvante;
i) Melhor Ator Coadjuvante;
j) Melhor Direção de Fotografia;
k) Melhor Direção de Arte;
l) Melhor Figurino;
m) Melhor Maquiagem;
n) Melhores Efeitos Visuais;
o) Melhor Som;
p) Melhor Trilha Sonora;
q) Melhor Trilha Sonora Original;
r) Melhor Montagem de Ficção;
s) Melhor Montagem de Documentário;
t) Melhor Roteiro Original;
u) Melhor Roteiro Adaptado;
v) Melhor Filme Estrangeiro;

II – Curta-Metragem

a) Melhor Curta-Metragem de Ficção
b) Melhor Curta-Metragem Documentário
c) Melhor Curta-Metragem de Animação

Os curtas metragens são pré-selecionados pelas instituições: ABD Nacional (Associação Brasileira de Documentaristas), Curta o Curta, ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), Fórum dos Festivais e Porta Curtas.

A Academia anualmente outorga, através de seu Conselho, os Prêmios: Homenagem Especial e o Prêmio Especial de Preservação.

Para mais informações: faleconosco@academiabrasileiradecinema.com.br