Fabrício Correia

Professor, jornalista, escritor e produtor cultural, foi diretor regional em São Paulo, do Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica Brasileira, fundador e secretário-executivo da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Audiovisual Brasileira, no Congresso Nacional.

Integrou o Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Cinema por três mandatos. Crítico de cinema com passagem pelos principais veículos de comunicação do estado de São Paulo, apresentou quadros relacionados a área nas emissoras de televisão, TVE, Band, TV Aparecida, Rede Brasil e atualmente no SBT/ Vale do Paraíba.

É diretor de conteúdo do Grupo Meon de Comunicação, responsável pelas revistas Metrópole Magazine e Meon Turismo.

Na literatura, é um dos mais celebrados autores infantis da atualidade, tendo recebido a Medalha do Mérito Legislativo, da Câmara dos Deputados, pelo livro “O Pequeno Grande Doador”, primeira obra infantil a tratar de doação de medula óssea, ilustrado por Maurício de Sousa com consultoria de Drauzio Varela. Colaborador de projetos especiais da Maurício de Sousa Produções, está finalizando o livro “Um Milagre para Isabel”, com ilustrações de Maurício e participação do Pe. Marcelo Rossi. Com dedicatória de Lygia Fagundes Telles, seu livro “Os Gatos de Cora”, inspirado em Cora Rónai, com ilustrações dos grafiteiros Chivitz e Minhau, tem participado de feiras literárias e movimentos de proteção e difusão dos direitos animais em todo o Brasil.

No cinema, colaborou com o estúdio Otto Desenhos Animados, na aquisição para o mercado de home vídeo, de curtas-metragens, o longa “Rock & Hudson” e na captação de recursos para o curta “Cavaleiro Jorge”.

Na área cultural, foi responsável pelo Festival Internacional de Teatro de São José dos Campos, pela realização do festival de cultura popular São João de Caçapava e a curadoria do Acervo Roberto Lee, primeira coleção de antigomobilismo do Brasil. Foi autor do estudo que transformou a cidade de Taubaté na Capital Nacional da Literatura Infantil.

É membro da União Brasileira dos Escritores, da Academia Caçapavense de Letras e presidente da Academia Joseense de Letras.

Entre as homenagens recebidas por sua trajetória estão o Diploma de Mérito da Ordem dos Músicos do Brasil, Medalha Cassiano Ricardo e o Colar de Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Professor universitário, com formação em história e geografia e especialização em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão e Musicoterapia e Vibroacústica é responsável pela cátedra de Diversidade, da UNISE/PR, a primeira do Brasil.