RENÉ SAMPAIO

René Sampaio é diretor e produtor. Seu primeiro longa-metragem, “Faroeste Caboclo”, foi premiado em sete categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo Melhor Filme de Ficção e levou mais de 1.5 milhão de espectadores aos cinemas. O longa obteve reconhecimento internacional a partir da exibição na mostra oficial do Festival de Toronto (TIFF). Também foi selecionado para Shangai (SIFF), Zurich (ZIFF), Estocolmo, Huelva, Bogotá, Miami (MIFF), Panamá (IFF), entre outros e recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Dallas.

Com sólida trajetória nos curtas, seu filme Sinistro é até hoje um dos maiores laureados do Festival de Cinema de Brasília. Levou os candangos de melhor curta, direção e mais 5 outras categorias principais. Premiado também em Gramado, o filme ganhou mais de 15 outros prêmios em importantes festivais.

Para televisão, coproduziu e codirigiu a série de drama policial “Impuros” para Fox Premium, atualmente em sua terceira temporada, sendo a série de língua não-inglesa mais vista na plataforma de streaming na América Latina, rendendo inclusive uma indicação ao Emmy 2019 ao protagonista Raphael Logam. A série foi premiada também no Rio2c na categoria direção. Sampaio produziu e dirigiu ainda “Amor ao Quadrado”; codirigiu a série de thriller “Dupla Identidade”, ambas para a Rede Globo; e se prepara para lançar no circuito comercial o longa-metragem “Eduardo e Mônica”, uma coprodução com a Globo Filmes e que estreou internacionalmente este ano com grande destaque na mostra competitiva do Festival Internacional de Miami. É produtor de outras obras audiovisuais pela sua produtora, Barry Company.



Seja um associado

Seja sócio da Academia Brasileira de Cinema e participe da votação e da cerimônia de premiação mais importante do Cinema Brasileiro.