THIAGO DOTTORI

Thiago Dottori é roteirista desde 99, quando escreveu a série universitária “2 Apês”. De lá pra cá escreveu um pouco de tudo: institucionais, documentários, curtas, longas, séries e alguns objetos inclassificáveis. É roteirista dos longa-metragens: “Vips” (Melhor Filme no Festival do Rio), “Os 3”, “Trago Comigo”, “La Vingança” e “Turma da Mônica: Laços”, visto por mais de 2 milhões de pessoas nos cinemas em 2019. Assina também o segundo live-action dos personagens de Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica: Lições”, bem como os longas “A Suspeita”, com Glória Pires, e “Reação em Cadeia”, todos com estreia prevista em 2021.

Na TV, escreveu episódios das séries “Destino: São Paulo” (HBO), “Desencontros” (Sony) e “Entre o céu e a Terra” (TV Brasil/Futura); assina com Contardo Calligaris todo os roteiros das 4 temporadas de Psi (HBO), série indicada ao Emmy International como Melhor Série Dramática em 2015. É criador e roteirista das séries “Segredos de Justiça” (TV Globo, duas temporadas exibidas no Fantástico) e “Pedro e Bianca”, criada com Cao Hamburger e Teo Poppovic, vencedora do Emmy Kids International e Prix-Jeneusse (Melhor Série Infanto Juvenil). E é um dos criadores e roteiristas da série “Pais de Primeira” (TV Globo).

Duas vezes indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na Categorias “Melhor Roteiro Adaptado” pelos filmes “Vips” (2011) e “Turma da Mônica – Laços” (2020).

Já deu cursos de roteiro em diversos estados do Brasil; participou como consultor de diversos laboratórios (como “SESC Novas Histórais”, “Icuman Lab” e “Laboratórios Klaxon Ancine”), tendo consultado mais de 150 projetos entre filmes e séries de TV. Participou como júri de diversos editais de desenvolvimento e produção (Prefeitura de São Paulo, BNDES entre outros), bem como de Festivais (como Festival de Paulínia e FICA (Goiás)). Foi presidente da Associação “Autores de Cinema” e articulou o movimento de criação da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas, da qual foi seu primeiro vice-presidente. É um dos criadores do Prêmio ABRA de Roteiro. Atualmente é vice-presidente da GEDAR – Gestão de Direitos Autorais do Autor Roteirista e trabalha como autor roteirista na TV Globo.



Seja um associado

Seja sócio da Academia Brasileira de Cinema e participe da votação e da cerimônia de premiação mais importante do Cinema Brasileiro.