Leandro Matos

Leandro Matos é roteirista e produtor baseado em Toronto com mais de 150 roteiros realizados em cinema e tv, além de trabalhos em institucionais e vídeos promocionais, e de extensa experiência em análise e desenvolvimento de projetos.

Fez parte da equipe de roteiristas de duas séries para a Disney Plus, Tudo Igual… SQN e A Magia de Aruna. Participou do desenvolvimento de Samantha!, primeira comedy series da Netflix, escreveu a série A História Bêbada, que ajudou dobrar a audiência do canal Comedy Central e atuou como redator final da primeira temporada de Se Eu Fosse Você A Série e das séries Os Figuras e De Cabelo em Pé, ambas criadas por ele.

Leandro trabalhou por 5 anos como coordenador de desenvolvimento da Total Filmes, uma das principais produtoras do país, onde escreveu 5 longas e 4 séries, além de supervisionar o desenvolvimento de diversos projetos. Seu trabalho na Total foi muito além de desenvolvimento, participando ativamente de todas as etapas dos projetos da casa, da captação de recursos ao acompanhamento diário dos sets de filmagem, onde agia para resolver eventuais problemas de roteiro, enquanto também acompanhava os trabalhos de edição e ajudava a construir as campanhas de lançamento de todos os filmes.

Com mais de 15 séries em seu currículo, Leandro começou a carreira na série Cilada, do Multishow, se aventurou em diversos formatos. Fez o reality À Primeira Vista para a Band; a décima quinta temporada de Superbonita no GNT; o programa de viagens GPS Guiados pelo Sabor para o Glitz; e fez parte da equipe do programa Encontro com Fátima Bernardes.

Fora o trabalho na tv, Leandro tem 5 longas-metragens realizados. A comédia romântica Amor.com está disponível na Netflix em todo o mundo e seu último filme, Desapega!, protagonizado por Glória Pires e Maísa, ficou no Top 10 do cinema brasileiro em 2023.

Formado em Cinema e em Autor-Roteirista para TV, Leandro mergulhou no estudo de roteiro, se formando também na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e os cursos Story e Genre com Robert McKee. Em 2014, sua série Manual do Solteiro foi escolhida pela Columbia University para a primeira turma de writing intensive no Rio de Janeiro.

Em 2021, foi escolhido para participar do curso de formação de showrunners organizado pela BIPOC Film & Tv, uma das mais importantes organizações canadenses voltadas para o mercado audiovisual. Em 2022 foi selecionado pela CMPA, a Associação de Produtores Canadenses, para um programa de mentoria em produção criativa, trabalhando por 5 meses na produtora 100 Dragons Media. Em 2023, Leandro foi selecionado para a Canadian Academy, braço canadense da AMPAS, para um programa de formação de executivos criativos, sendo mentorado por Paige Murray, executiva de desenvolvimento da CBC, o principal canal da televisão canadense.

Leandro vive no Canadá desde 2018, e participa do desenvolvimento de diversos projetos, entre eles O Caso Carlinhos, que ganhou o edital de desenvolvimento do fundo setorial; Fogorutt, ganhador do edital de desenvolvimento do Telefilm Canada; e outros projetos pessoais. Seu piloto Millennials, foi selecionado como o melhor roteiro pela Writers Guild of Canada em novembro de 2023, e ele ganhou um edital da Toronto Arts Council para trabalhar no desenvolvimento de seu longa My Father’s Legacy sob a mentoria de Blain Watters, roteirista de Sleeping Giant.

Além do trabalho como roteirista, Leandro fundou um grupo de roteiristas imigrantes no Canadá para monitorar a assimilação de imigrantes na indústria; está criando um grupo de latinos na indústria de entretenimento para lutar pelos direitos da comunidade; é mentor de roteiro há 3 anos no programa Being Black in Canada, uma incubadora da Netflix, considerada o maior programa de formação de cineastas negros do país; é curador do Los Angeles Brazilian Film Festival, e produziu o Brazil Film Fest Toronto, além de ter trabalhado por 2 anos como programador de debates de 6 festivais de cinema preto em 6 cidades canadenses: Vancouver, Calgary, Ottawa, Toronto, Montreal e Halifax.

Leandro participou de sua primeira sala de roteiro canadense no final de 2022 e continua desenvolvendo projetos em português e inglês.