Alberto Graça

Alberto Graça é produtor e diretor brasileiro, sócio fundador da MPC Filmes e presidente do Instituto Cultura em Movimento (ICEM).

Assinou a produção de diversos longas de ficção e de mais de 70 documentários de Cinema e TV para o mercado nacional e internacional, muitos em coprodução com canais como RTP, ARTE, BBC, Telecine e GloboNews.

Suas produções mais recentes incluem ficções como a comédia “Dois é demais em Orlando” (2024), realizada em coprodução com Universal Pictures, Globo Filmes e Telecine, e o premiado drama “Yvone Kane” (2017), dirigido por Margarida Cardoso e estrelado por Beatriz Batarda e Irene Ravache; e documentários como “500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina” (2015), de Alexandre Valenti, vencedor da Medalha de Ouro no 26º FIPADOC e no 20º FIGRA; “Tente Entender O Que Tento Dizer” (2019), Melhor documentário pelo voto popular no 8º Agenda Brasil-Milão; “Até Que a Vida nos Separe, uma Biografia de Nelson Carneiro” (2023), Melhor Filme pelo Júri Popular na mostra “O Fogo Não Se Apaga” do 3º FIM – Festival Internacional Mulher no Cinema; e “Alarme Silencioso” (2024), seleção oficial na Premiere Brasil do Festival do Rio.

Como diretor, realizou os filmes “Memórias do Medo” (1980), selecionado para a Quinzena dos Realizadores/Cannes, “O Dia da Caça” (2000), seleção em diversos festivais como os de Biarritz e Xangai, “Beatriz” (2019), seleção oficial no 17º Festival do Rio e “Vidas Descartáveis” (2023), Prêmio Especial do Júri no 23º Cine PE.

À frente do ICEM, fundado em 2002, realiza em parceria com a MPC Filmes o projeto Cinema em Movimento. Considerado hoje o maior circuito não comercial de exibição de filmes da América Latina, o Cinema em Movimento é fomentado e executado através de recursos provenientes das leis de incentivo municipais, estaduais e federais, bem como de Termos de Parceria e Convênios.

Realizados de forma ininterrupta há mais de 20 anos, os circuitos do Cinema em Movimento já somam aproximadamente 1.800 municípios atendidos, mais de 28 mil sessões realizadas, cerca de 900 agentes capacitados, além de um público que ultrapassa a marca de 4,8 milhões de pessoas em todo o Brasil.