Fabrício Correia

Professor universitário, escritor e produtor cultural, Fabrício Correia tem uma trajetória de destaque no cenário cultural e audiovisual do Brasil. Atuou como diretor regional em São Paulo do Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica Brasileira e foi o fundador e secretário-executivo da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Audiovisual Brasileira no Congresso Nacional. Além disso, integrou o Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Cinema por três mandatos.

Como crítico de cinema, Fabrício teve passagens pelos principais veículos de comunicação do estado de São Paulo, apresentando quadros relacionados à área nas emissoras de televisão TVE, Band, TV Aparecida e Rede Brasil. Ele também apresentou o programa “Manhã FelizCidade” na rádio Bandeirantes AM 1120. Atualmente apresenta o programa “Vale Night” no SBT, afiliada TV Thathi e o talk show “Conversa de Bastidores” na Jovem Pan – SJC.

Na literatura, Fabrício é um dos mais celebrados autores infantis da atualidade. Em 2015, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados pelo livro “O Pequeno Grande Doador,” a primeira obra infantil a tratar de doação de medula óssea, ilustrada por Maurício de Sousa com consultoria de Drauzio Varella. Seu livro “Os Gatos de Cora,” inspirado em Cora Rónai e ilustrado pelos grafiteiros Chivitz e Minhau, tem participado de feiras literárias e movimentos de proteção e difusão dos direitos animais em todo o Brasil, com dedicatória de Lygia Fagundes Telles. Lançou em 2024 pela Kocmoc Books, “Baleia e o Sertão”, uma homenagem a Graciliano Ramos.

Na área cultural, foi responsável pela organização do Festival Internacional de Teatro de São José dos Campos e pela realização do festival São João de Caçapava. Foi curador do Acervo Roberto Lee, a primeira coleção de antigomobilismo do Brasil. Autor do estudo que transformou a cidade de Taubaté na Capital Nacional da Literatura Infantil, Fabrício Correia é membro da União Brasileira dos Escritores, da Academia Caçapavense de Letras e da Academia Joseense de Letras.