Flávio Ramos Tambellini, sócio fundador da Tambellini Filmes, produziu os longas-metragens “Cazuza: O Tempo Não Para”, “Carandiru”, “Eu, Tu, Eles”, “Terra Estrangeira”, grandes marcos da filmografia brasileira. Na direção, assinou os longas-metragens “A Glória e a Graça” (2017), “Malu de Bicicleta” (2010), “Visões do Paraíso – A Mata Atlântica Vista Por Tom Jobim”, documentário produzido por Walter Salles, “O Passageiro: Segredos de Adulto” (2005) e “Bufo & Spallanzani” (2000). Para televisão, dirigiu o quarto episódio da série da “CARNAVAL” para a HBO e O2 Filmes, a série “Baile de Máscaras” (2018) para TV Cultura. Em 2023, dirigiu, produziu e roteirizou a série “Diretores de Arte”, finalista no Prêmio Grande Otelo (antigo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) 2024 como Melhor Série Documental, para o Canal Curta. No momento, Tambellini prepara o longa-metragem “Apague a Luz Se For Chorar”, baseado no livro homônimo de Fabiane Guimarães, com Letícia Colin.
A Tambellini Filmes é uma produtora carioca em atividade há quarenta anos. Sua trajetória é marcada pela produção de importantes longas-metragens, de destaque nacional e internacional, tanto de público como pela crítica especializada. As expertises da empresa se estendem na produção de séries televisionadas, clipes musicais, documentários e comerciais. Nos longas-metragens destacam-se os projetos: “10 SEGUNDOS PARA VENCER” (2017), A GLÓRIA E A GRAÇA” (2016), “CAMPO GRANDE” (2015), “MUITOS HOMENS NUM SÓ” (2013), “AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER (2011), “MALU DE BICICLETA” (2010), “DIÁRIO DE UMA BUSCA” (2010), “A FALTA QUE NOS MOVE” (2009), “OS DESAFINADOS” (2007), “MUTUM” (2006), “O PASSAGEIRO, SEGREDOS DE ADULTO” (2005), “PRO DIA NASCER FELIZ” (2005), “O DIABO A QUATRO” (2004), “BUFO & SPALLANZANI” (2000), “JANELA DA ALMA”(2000), “UM COPO DE CÓLERA” (1998), “A OSTRA E O VENTO” (1997).
A produtora também se destaca na área de Production Service para produtoras internacionais, tendo sido responsável pela produção em território brasileiro de diversos longas-metragens como Indiana Jones (2007) e Tartarugas Ninjas 2 (2016), em Foz do Iguaçu. Em projetos televisivos internacionais, sua última atuação foi na Telenovela Cacau (2024) para TVI, líder de audiência em Portugal, que teve sua etapa em Itacaré́/BA produzida pela Tambellini Filmes.
O projeto finalizado mais recente da produtora é o longa-metragem “Malês”, uma produção histórica brasileira dirigida por Antonio Pitanga. O filme tem previsão de estreia para o primeiro semestre de 2025. No momento a Tambellini Filmes tem em pré-produção o longa “O Que É Demais Nunca É o Bastante”, dirigido por Mauro Mendonça Filho, um recorte da vida de Renato Russo a partir do icônico show de Brasília em 1987, no qual lançou a música “Que País É Este?”, assim como “Dos Gardenias”, dirigido por Diego Muller, com José de Abreu e Antonio Grassi, uma comédia parcialmente rodado em Cuba. No primeiro semestre, a produtora irá filmar o longa “Viver de Vento”, dirigido por Marcos Guttman, com Daniel de Oliveira e Carol Abras, que narra a trajetória do velejador Lars Grael.