Sol Moraes

Sol Moraes é formada em Cinema e proprietária da Araçá Filmes, produtora de cinema, com 35 anos no mercado cinematográfico. SITE: www.aracaazul.com.br

Pela sua produtora produziu mais de 40 filmes entre longas e curtas; Na carteira da sua produtora tem os filmes de longa-metragem “Estranhos” roteiro de Carla Guimarães e Santiago Roncaiolo e “Nina” retiro de Samuel Machado, ambos com direção do Paulo Alcântara. Está finalizando o longa-metragem a “Pela Morta” Direção de Denise Moraes e Bruno Torres. E lançando o filme “Longe do Paraiso” de Orlando Senna que chegará aos cinemas nesse segundo semestre.

Em fase de preparação dos filmes “Tempo Meio Azul Piscina” de Sofia Federico o qual também é coprodutora. “Cruz para Quem Merece”, “Cosme de Farias” roteirizado por Paulo Alcântara e Direção de Alessandra Pastore  “Terra Batida” do onathan Lewis “Tereza de Benguela” de Danielle Bertolini produtora Criativa de Impacto. E a Série “Amazonas e Outros Bichos” de Amauri Tangará e Tati Medes.

Como produtora Executiva/Criativa está finalizando três documentários: “A Procura dos Vingados” da Carol Marins; “Cinema Udgrud” de Henrique Dantas e “Plantadores de Água” da Danielle Bertolini.

Em Desenvolvimento e Captação de Recursos os Filmes “A Ponte e o Tempo” da Ana Vidigal, “Nos Por Exemplo” do Orlando Senna e Marcio Meireles, “Perto do Céu” de Carla Guimarães, “Beto e o Cão da Lua” de José Araripe, “Desvelo” do Rogerio Sagui e “Blatta” do Dino Galeazz, “Cine Ruby” de Clarissa Rebouças. 

É Produtora Associada e coprodutora dos filmes “Capitães da Areia” de Cecília Amado (baseado no romance de Jorge Amado), “Jardim das Folhas Sagradas” de Pola Ribeiro e “Brilhante” de Conceição Senna. 

Em políticas culturais foi Presidente da ABD Nacional (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas – ABD Nacional) no período de 2009 a 2012, entidade existentes em todos estados brasileiros, mais o DF. Onde criou o Dia do Documentário 07/08 e o Dia do Curta no Brasil 04/04. Como representante da ABD Nacional esteve por dois anos no, Conselho Superior de Cinema – CSC ao qual retornou em 2014 e permanecerá até 2016. Foi membro do Conselho Titular do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC. Foi Diretora, por três gestões da Associação de Produtores e Cineastas de Longa Metragem do Norte Nordeste – APCNN. Hoje está Diretora APC Bahia; Integra ao Conselho Consultivo do Congresso Brasileiro de Cinema – CBC. É Presidente do CBDC – Centro Brasileiro pela Diversidade Cultural e Sócia Fundadora da SPIRAL SENNA.

Além da militância política nas entidades de classe, vem fomentando o audiovisual através de formação/informação, a exemplo das oficinas de Roteiro como Orlando Senna em Lençóis/Ba, que completa 12 anos, da qual foi idealizadora e produtora, bem como das oficinas para Documentário com João Moreira Salles, “Documentário uma Forma de Expressão”, Produção Executiva, “O caso Central do Brasil” com Elisa Tolomelli, Fotografia “A Imagem em Movimento” com Walter Carvalho. Ministra curso de produção na TV Pelourinho e a convite em outras associações, escola de Cinema, Festivais e ONGs.

Esse ano, através da Paulo Gustavo, realiza os projetos dos seus sonhos: 
“OS FILES QUE EU NÃO VI” um projeto que vem para revelar e transformar os bastidores do cinema brasileiro. 
“ENGENHARIA DA PRODUÇÃO” que é um curso que fala desde a ideia até o empacotamento.
CINE GeraSol – Um cineclube.