Maria Camargo

Escritora e roteirista, formada em cinema pela Puc-Rio, é criadora das séries Rota 66Assédio e Dois Irmãos – todas finalistas do Prêmio APCA de Dramaturgia.

Roteirista do filme Babenco: Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Veneza e candidato brasileiro ao Oscar, é também co-autora dos longa-metragens Rio do Desejo e Nise, O Coração da Loucura. Supervisora de dramaturgia das séries Flordelis: Questiona ou Adora, e Fim, a partir do livro homônimo de Fernanda Torres, adaptou para o audiovisual obras de Clarice Lispector, Milton Hatoum, Ana Maria Gonçalves e Caco Barcellos. 

Entre muitos outros trabalhos para cinema e televisão, escreveu episódios da série Ilha de Ferro foi finalista do Emmy Internacional com o programa Por Toda a Minha Vida– Mamonas Assassinas. Foi também roteirista da telenovela Lado a Lado, vencedora do prêmio.

Mentora da Incubadora Paradiso e consultora do Laboratório de Roteiro SESC/SENAC Novas Histórias, publicou os livros Dois Irmãos: Roteiro da sérieO medo e o mar e Preciosas Coisas vãs Fundamentais.