REGULAMENTO PARA A ESCOLHA DO FILME QUE REPRESENTARÁ O BRASIL NA PREMIAÇÃO ANUAL PROMOVIDA PELA ACADEMY OF MOTION PICTURE ARTS AND SCIENCES – OSCAR, NA CATEGORIA MELHOR FILME INTERNACIONAL.
Considerando que a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais é reconhecida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences (AMPAS) como a única entidade responsável pela seleção do filme brasileiro indicado a concorrer a vaga na categoria Melhor Filme Internacional na cerimônia do Oscar, tornamos público o Regulamento para a inscrição de filmes candidatos:
DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais fará a chamada entre seus sócios para que se candidatem à vaga na Comissão de Seleção que será composta de até 25 membros. 21 integrantes serão obrigatoriamente escolhidos em votação entre os associados e 04 membros serão indicados pela diretoria da instituição visando diversidade dentro da Comissão. Todos os membros serão Titulares e os votos terão o mesmo peso. No caso de empate na escolha final, o voto de desempate ficará com a presidência da Comissão previamente escolhida entre os 25 integrantes.
Poderão se candidatar para participar da Comissão todos os sócios da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, desde que cumpridas as seguintes exigências:
–Estar em dia com o pagamento da anuidade da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais .
-Não ter qualquer tipo de participação, interesse comercial ou institucional em nenhum dos filmes inscritos.
-Não ter participado da Comissão no ano anterior.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais informará oficialmente à AMPAS os nomes dos membros da Comissão de Seleção do filme brasileiro e sua presidência que será escolhida entre os integrantes.
Os nomes escolhidos para formar a Comissão de Seleção serão de conhecimento público e estarão disponíveis no site da Academia brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
SOBRE A PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO DOS FILMES
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais publicará em seu site https://academiabrasileiradecinema.com.br/ as informações sobre o processo seletivo do filme brasileiro e a Regra da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences que trata da categoria Melhor Filme Internacional.
Os filmes concorrentes não podem ter sido exibidos em televisão aberta, fechada ou plataformas OTT antes de seu lançamento comercial nas salas de cinemas.
As inscrições serão efetuadas no prazo e na forma indicados, de acordo com o calendário estabelecido para este processo que será tornado público e estará publicado dentro do domínio www.academiabrasileiradecinema.com.br
Filmes que tenham participado em anos anteriores não poderão se inscrever.
ETAPAS DE INSCRIÇÃO
Preenchimento do Formulário de Inscrição – exclusivamente pela produtora – que estará disponível no site da Academia. A produtora deverá fornecer a cópia do CPB do filme fornecido pela Ancine no ato da inscrição.
Documentos que comprovem a exibição comercial do filme durante sete dias consecutivos, tais como: matérias na imprensa, críticas, borderô com relatório de público e receita encaminhado pela distribuidora.
Caso a estreia comercial do filme ocorra em datas posteriores ao encerramento da chamada para inscrição, deverá ser entregue uma carta do distribuidor do filme especificando a data de estreia, cinema, cidade e o número mínimo de 07 dias de exibição.
Em caso de descumprimento, o filme será desqualificado.
Após a análise, conferência de dados e aprovação da documentação enviada pela produtora, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais encaminhará o link para que os produtores subam o filme na plataforma exclusiva para o recebimento dos filmes candidatos.
Materiais de divulgação necessários para o site da Academia:
Pôster e 5 fotos do filme em formato TIFF – 300 dpi.
Trailer, Sinopse e Ficha Técnica
ENTREGA DO FILME NA PLATAFORMA DE VISIONAMENTO – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Serão aceitos arquivos com qualidade Full HD (1920 x 1080 pixels), formato MP4, ou .MOV, codec de áudio AAC, codec de vídeo H264, som estéreo. O arquivo Full HD deve possuir marca d’água com a legenda “OSCAR 2024 – ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA E ARTES AUDIOVISUAIS”, na parte superior esquerda ou inferior direita.
FILMES INSCRITOS E HABILITADOS
A sinopse, Ficha Técnica, Trailer e fotos de todos os filmes inscritos e habilitados a concorrer a vaga de representante brasileiro na categoria Melhor Filme Internacional estarão disponíveis no site da Academia.
PROCESSO DE VISIONAMENTO
Os membros da Comissão de Seleção receberão no seu e-mail o login e a senha para acesso à plataforma de visionamento. Eles são pessoais e intransferíveis, sendo terminantemente proibido o seu compartilhamento. Somente o email cadastrado de cada membro da comissão terá acesso à plataforma.
A partir do aceite do filme candidato pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e sua disponibilização na plataforma de visionamento dos filmes concorrentes , avisos serão enviados automaticamente pelo sistema para que a Comissão acesse o título. Lembramos que todas as visualizações são identificadas.
PROCESSO DE VOTAÇÃO
Duas semanas após o encerramento das inscrições haverá a primeira reunião da Comissão de Seleção, via aplicativo Zoom. Nesse primeiro encontro serão escolhidos 06 (seis) títulos que passarão para a segunda fase.
Uma semana depois haverá a reunião final da Comissão para eleger o título que representará o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2024. Em caso de empate, a decisão caberá à presidência da Comissão.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais comunicará aos produtores do filme escolhido, através de email oficial, a decisão da Comissão.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais comunicará oficialmente à AMPAS o título que representará o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional.
REGISTRO DO FILME ESCOLHIDO E ENTREGA DOS MATERIAIS À AMPAS
Os produtores do filme escolhido para representar o cinema brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional da 96ª edição do Oscar 2024, são responsáveis pelo registro de seu filme junto à AMPAS.
Jorge Peregrino
Diretor-Presidente
Rio de Janeiro, Agosto de 2023.