Bárbara Paz é atriz, diretora e produtora. Brasileira, No teatro, trabalhou em mais de 25 peças, protagonizando espetáculos de Oscar Wilde a Tennessee Williams. Em 2013, pela sua trajetória como atriz, recebeu do Ministério da Cultura a Medalha Cavaleiro 2013, Honra ao Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Na Tv Bárbara já participou de varias séries e novelas .E apresentou por 4 anos A Arte do Encontro, no Canal Brasil, onde conversava com grandes nomes do cenário artístico .brasileiro.
No cinema, como atriz participou de vários longas e curtas-metragens incluindo Meu amigo Hindu, último filme de Hector Babenco ao lado de Willem Dafoe,
Como diretora adentrou o universo dos curtas-metragens, produzindo e dirigindo programas e filmes. O Documentário “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”seu primeiro longa-metragem que teve sua estreia no grande Festival Internacional de Veneza . Ganhando o prêmio de Melhor Documentário Venice Classics 2019. . Apartir da sua estreia o filme viajou o mundo por vários Festivais recebendo inúmeros premios , Na China, India. Chile .. E ganhou 4 prêmios no Grande Premio do Cinema Brasileiro 2021. Incluindo Melhor Documentário e Melhor primeira direção para Bárbara ,.O filme foi o indicado para representar o Brasil como melhor filme Internacional no Oscar (93rd Academy Awards).
Publicou também um livro em 2018 . Mr.Babenco Solilóquio a dois sem um
( memórias e poemas de Hector Babenco)
Durante os 2 anos de e isolamento social Bárbara criou um diário visual da sua solidão ,. Com Fotos e Video-arte .
E Dirigiu um curta-metragem ATO sobre a solidão (filmado em Ouro Preto durante a pandemia) o filme teve estreia no ano seguinte 2021. Novamente no Festival Internacional de Veneza.
O filme ganhou o Grande Otelo no Grande Prêmio do cinema Brasileiro 2022
Melhor curta-metragem ficção .
Atualmente Bárbara está com uma exposição – fotos/vídeos e Instalação e Performance – Auto-Acusação .
Que já passou por São Paulo e agora abre no Rio de Janeiro no Centro Cultural Helio Oiticica.
E está em fase de desenvolvimento do seu próximo filme.