Eduardo Albergaria é diretor, roteirista, montador e produtor, sócio-fundador da Urca Filmes. Seu segundo longa-metragem, Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha, foi a maior bilheteria brasileira de 2023 e integrou a shortlist da Academia Brasileira de Cinema como possível representante do Brasil no Oscar 2024. O filme também foi indicado ao Grande Otelo como Melhor Longa-Metragem Brasileiro e entrou na shortlist dos Prêmios Platino nas categorias de Melhor Filme Ibero-Americano, Direção e Montagem.
Nosso Sonho foi ainda o terceiro filme sul-americano mais bem avaliado e o oitavo do mundo em “”most hearts per view”” na plataforma Letterboxd em 2023, além de alcançar o Top 10 Global de filmes de língua não inglesa na Netflix.
Eduardo estreou na direção de longas com Happy Hour, uma coprodução com a argentina Vanessa Ragone (vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por O Segredo dos Seus Olhos), viabilizada por prêmios do IBERMEDIA e do INCAA-ANCINE. Em 2025, lançará o longa-documentário PRK-30 e concluirá sua trilogia sobre Belchior, composta por uma série ficcional de quatro episódios, um longa-metragem — dos quais é coautor e diretor — e uma série documental.
Atualmente, desenvolve dois novos longas-metragens de ficção, com filmagens previstas para 2026.