Eliane Ferreira é produtora e fundadora da Muiraquitã Filmes. Com quase 30 anos de carreira, tem como foco histórias que aliem entretenimento, pensamento crítico e representatividade. Estreou em 2006 como coprodutora do filme “Sonhos de Peixe” de Kirill Mikhanovsky, ganhador do prêmio prix jeune da Semana da Crítica do Festival de Cannes. No mesmo ano, estreou o documentário “Fabricando Tom Zé” de Décio Matos Jr. (melhor filme pelo júri popular nos Festivais do Rio e Mostra de São Paulo).
Eliane se destacou como produtora de premiados documentários, como “Cine Marrocos” de Ricardo Calil, “Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil” de Carol Benjamin e “Os Arrependidos” de Armando Antenore e Ricardo Calil.
Em 2017, assinou a produção do longa de animação “Lino” e da série animada “Buzzu na Escola Intergaláctica”, dirigidos por Rafael Ribas. Como produtora criativa, trabalhou nas salas de roteiro das séries “Impuros” e “Amor da Minha Vida”, ambas da Star+.
Em 2024, lançou o documentário “Our Land, Our Freedom” de Meena Nanji e Zippy Kimundu (Frontlight, IDFA 2023), e as ficções “Retrato de um Certo Oriente” de Marcelo Gomes (Big Screen Competition, Festival de Rotterdam) e “Pasárgada”, estreia de Dira Paes como diretora, (Melhor Som no Festival de Gramado).
Tem duas coproduções internacionais em pós-produção: “Jardim dos Silêncios”, de Henrique Dantas (Itália), e “Curiua-Catu”, de Pedro Lino (Portugal). Suas próximas estreias serão no Festival Internacional de Shangai 2025, com dois filmes na competição principal: “Cyclone”, de Flavia Castro e “A Memória do Cheiro das Coisas”, de António Ferreira (em coprodução com Portugal).