Evaldo Mocarzel é jornalista, cineasta e dramaturgo. Nasceu em 1960 em Niterói, Rio de Janeiro. Formou-se em Cinema na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou como jornalista e foi editor do Caderno 2, do jornal O Estado de São Paulo, durante oito anos. Cursou Cinema na New York Film Academy e fez parte durante quatro anos do Círculo de Dramaturgia do encenador Antunes Filho, no CPT, em São Paulo. É Doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Filmes: Pictures in the Park (curta,1999); À Margem da Imagem (versão curta, 2001, e versão longa, 2003), Mensageiras da Luz – Parteiras da Amazônia (curta e longa, 2004); Primeiros Passos (2005); Do Luto à Luta (2005); À Margem do Concreto (2006); Jardim Ângela (2007); O Cinema dos Meus Olhos (2007); Brigada Pára-quedista (2007); Sentidos à Flor da Pele (2008); À Margem do Lixo (2008); BR-3 (a peça) e BR-3 (o documentário) (2009); Quebradeiras (2009); Cinema de Guerrilha (2010); São Paulo Companhia de Dança (2010); Cuba Libre (2011); Hysteria (2012); A Última Palavra é a Penúltima (2012); Antártica (2013); Dizer e Não Pedir Segredo (2013); A Cicatriz é a Flor (curta, 2014); Homem Cavalo & Sociedade Anônima (2015); Até o Próximo Domingo (2017); As Quatro Irmãs (2018); os curtas Elisa e Joana (2019); O Menino, o Sabiá e o Rato (2021) e Heroicas (2022), e o longa Jacó Guinsburg – Um Intelectual em Cena (2023).
Como dramaturgo, escreveu as seguintes peças: É o Bicho – A Ordem Natural das Coisas (infantil com direção de Rosi Campos e Cláudia Borioni, 2003); RG (encenada por José Renato, 2004); A Caçada (ainda inédita); Tragicomédia de um Homem Misógino (encenada por André Guerreiro Lopes, 2009); Kastelo (livre adaptação da obra de Kafka, com encenação do Teatro da Vertigem em 2010); A Conquista da Peste (também inédita), Satyricon (livre adaptação da obra de Petrônio com encenação do grupo Os Satyros, 2012), Fome de Notícia (encenada no Centro Cultural São Paulo com direção de Maurício Perussi, 2013), Um Pai (Puzzle) (com Ana Beatriz Nogueira e direção de Vera Holtz e Guilherme Leme no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, 2015), a live Paixão Viva, monólogo com Ítala Nandi para o projeto #EmCasacomSesc (2021) e o espetáculo homônimo que estreou no SESC em Porto Alegre em maio de 2022.