Fabio Cabral

Proprietário da Plano Superior Produção Cinematográfica em Florianópolis / SC
DIRETOR CINEMATOGRAFICO E DIRETOR DE FOTOGRAFIA

Iniciou sua carreira profissional e artística na fotografia em 1982, possui uma sólida e reconhecida trajetória de 40 anos dedicados a produção fotográfica e ao audiovisual, trabalhou para diversas publicações da imprensa nacional e internacional e para produtoras cinematográficas em São Paulo.
Realizou 18 exposições individuais e participou de 9 coletivas, inclusive na sede da ONU / NYC em 2012 e na Art Basel Fair em Miami Beach em 2016. Publicou 8 livros autorais de fotografia, sendo dois deles: “SLZ 48 Horas” 2002 e “Filhos do Vento” 2011 ambos com um olhar peculiar e poético que descrevem comunidades e localidades naturais do interior do Brasil. Em 2010 publica “25 anos do Artista” com imagens de importantes atrizes e celebridades do cinema e da televisão nacional fotografados
entre 1984 e 2009 livro este comemorativo a seus 25 anos de carreira, e o mais recente, o Livro do Hotel Copacabana Palace “The Golden Book”2016 no Rio de Janeiro. Possui obras de arte fotográficas tombadas nos principais museus do Brasil :MAM, MAC, MIS/S, MASC e MASP e no exterior.
Na produção audiovisual publicitária fotografou e dirigiu dezenas de filmes, sendo premiado no festival de Cannes e no NYC Advertising Film Festival, pelo Filme “Lares”1998 e em festivais do setor no Brasil, também dirigiu e fotografou diversos curta metragens entre eles: “O que você mais deseja”2005 e “Cronosofia”2019 e ” Alma da Gente Embrulhada para Presente”2021 e “Cala-Te”2022 foi Diretor de
Fotografia de dois longas metragens do cinema nacional: “O Dono do Mar” 2004, “Bodas de Papel” 2006 e Diretor de “Uma Carta Para Ferdinand” 2019 (Amazon Prime Vídeo) e recentemente produziu e dirigiu a mini série “Christabel Sol e Sonhos” 2022 para a TV Record de Santa Catarina.
Atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente do Instituto Catarinense de Cinema e dedica seu tempo ao desenvolvimento, produção, roteirização e direção de diversos projetos de entretenimento e conteúdo audiovisual e em seu trabalho para a ampliação e solidificação da produção cinematográfica no Estado de Santa Catarina.
Possuidor de um olhar sensível, particular e poético, sempre presente em sua narrativa visual e na forma de contar suas histórias.