Gláucia Camargos

Começou sua carreira na Cinemateca do Museu de Arte Moderna, onde coordenou a 1ª e 2ª Mostras do Filme Científico. Cursou Cinema pela Universidade Federal Fluminense e Filosofia na PUC/RJ.

Produziu cerca de 100 filmes publicitários incluindo alguns para França e Inglaterra. Organizou pela Embrafilme a “Mostra dos 80 Anos do Cinema Brasileiro” na Cinemateca de Paris e demais capitais européias.

Seu primeiro trabalho em longa-metragem foi a produção executiva do documentário GETULIO VARGAS dirigido por Ana Carolina; em seguida realizou A NOIVA DA CIDADE, dirigido por Alex Viany, baseado em argumento de Humberto Mauro;

Lançou a atriz Lucélia Santos no cinema com o filme ENGRAÇADINHA, direção de Haroldo Marinho Barbosa, baseado na obra de Nelson Rodrigues.

Lançou a atriz Claudia Ohana com o filme BEIJO NA BOCA, de Paulo Sergio Almeida.

Produziu o documentário MUDA BRASIL, sobre a trajetória política e a campanha de Tancredo Neves.

Trouxe ao Brasil o ator Oscar Nominee Dean Stockwell para ser junto com Carlos Alberto Riccelli e Gloria Pires, um dos protagonistas do filme JORGE UM BRASILEIRO, com direção de Paulo Thiago baseado no premiado livro de Oswaldo França Junior.

Lançou nos Estados Unidos (com excelente crítica no New York Times e grande cocktail no Lincoln Center), sua produção VAGAS PARA MOÇAS DE FINO TRATO, de Paulo Thiago, baseado na consagrada peça de Alcione Araújo, com Norma Bengell, Maria Zilda Bethlem e Lucélia Santos;

Levou para as telas de cinema o livro de Lima Barreto, O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, filme de Paulo Thiago com Paulo José, Giulia Gam, Antonio Calloni, Aracy Balabanian, e grande elenco.

O filme tornou-se um clássico do cinema brasileiro, tendo participado de diversos festivais pelo mundo; foi lançado na França, tendo sido o primeiro

filme brasileiro a ser capa do PARISCOPE, sendo seguido até os dias de hoje apenas pelo filme CENTRAL DO BRASIL.

Por ocasião do centenário do nosso maior poeta, realizou POETA DE SETE FACES, documentário sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, com Paulo Jose, Paulo Autran, Tonia Carrero, Zeze Motta e grande elenco;

O VESTIDO, baseado no poema Caso do Vestido de Carlos Drummond de Andrade, dirigido por Paulo Thiago, com Gabriela Duarte, Ana Beatriz Nogueira, Leonardo Vieira, Othon Bastos e grande elenco recebeu diversos prêmios internacionais e é um dos campões de venda de filme brasileiro pelo mundo.

Da obra do escritor Antonio Torres produziu CENTRO DO RIO, dirigido por Haroldo Marinho Barbosa, baseado no livro Rio o Centro de nossas desatenções, em coprodução com a TV Cultura de SP; 2005.

Com Roberto Menescal e Carlos Lyra produziu o documentário COISA MAIS LINDA, de Paulo Thiago sobre a História da Bossa Nova, que andando pelos locais históricos narram o início desse movimento musical. O filme circula em todos mercados, destacando-se Japão, Reino Unido e Estados Unidos, destacando-se sua exibição no Central Park em Nova York para um público estimado de 4.000 pessoas.

ORQUESTRA DOS MENINOS baseado em fatos reais da vida do Maestro Mozart Vieira, distribuído pela Paramount Pictures, representou o Brasil em diversos festivais internacionais. O ator Murilo Rosa foi premiado como Melhor Ator no Festival de Londres.

APARECIDA, O MILAGRE, filme dirigido por Tizuka Yamasaki. O mito da Santa e seus milagres permeiam a trama. Com Maria Fernanda Candido, Murilo Rosa e grande elenco. O filme foi todo realizado no Santuário de Aparecida

ANTONIO MENESES – A Câmera e o Violoncelo, documentário sobre um dos nossos maiores músicos brasileiros da atualidade no cenário da música clássica internacional para a televisão.

NOS CONFINS DO BRASIL E DO MUNDO – documentário com direção de Marco Schiavon, que com filmagens na Antartida mostra a vida dos brasileiros que vivem e trabalham naquela base, em parceria com a Marinha do Brasil.

Da obra de Martha Medeiros produziu o filme DOIDAS E SANTAS, nos dias de hoje disponível em todas as plataformas digitais.

As séries POLTRONA 27, baseada na obra do escritor mineiro Carlos Herculano Lopes e MEMORIAS DO GRUPO OPINIÃO, ambas foram feitas em parceria com o Canal Brasil.

O filme A ULTIMA CHANCE, foi lançado em 2022, com o ator Marco Pigossi, baseado em uma true story, representou o Brasil nos Festivais de Montreal, Chicago e Triestre, sendo destaque no Festival do Rio. Ainda em 2022 lançou UMA PITADA DE SORTE com a atriz Fabiana Karla, em parceria com Telecine e Globo Filmes.

Atualmente está produzindo o filme MALLANDRO O ERRADO QUE DEU CERTO, protagonizado pelo próprio Sergio Mallandro, em parceria com a Downtown Filmes e Telecine, que será lançado nas férias de 2024.

Em Desenvolvimento tem em sua carteira atualmente 18 projetos, podendo se destacar a Pré Produção de RABO DE FOGUETE, baseado na obra de Ferreira Gullar, com direção de Pedro Antonio, O Que Será de Ontem? com direção de Flavia Lacerda e REMINISCENCIAS, com direção de Gustavo Rosa e a Série 60 Anos da MPB, que serão comemorados em 2024, com a participação do grupo MPB$ e de Chico Buarque, com direção de Rodrigo Séllos.