HENRIQUE DANTAS

Formado em Artes Visuais e Administração de Empresas, com Mestrado em Artes Visuais, entre os seus trabalhos está a produção do documentário longa metragem, “Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano”, premiado no Festival de Brasília e que passou nos principais festivais de cinema do pais, ganhando três prêmios de público; 

“Sinais de Cinza, A Peleja de Olney Contra o Dragão da Maldade”, que foi lançado no circuito SP Cine.

 “A Noite Escura da Alma”, 2016, vencedor do FICIP(Festival Internacional de Cinema Político na Argentina, do Festival de Cinema de Vitória e do Festival de Bom Jardim).

A série de Ficção Infantil, “A Bicicleta do Vovô”, que mistura live action e animação.

O longa sobre Dorival Caymmi chamado “Dorivando Saravá, O Preto que Virou Mar”. Premiado no Atlantico DOC, no Uruguai, como melhor prêmio de crítica.

Realizou a série documental “Seculares, O Mundo há Mais de Cem” realizada com 53 pessoas com mais de cem anos no estado da Bahia. 

Está em fase de Montagem do longa documentário “Heróis do Uddigrudi Baiano”

Se prepara para filmar o longa documentário “Medicina Preta”, sobre o racismo na medicina a partir da formação das primeiras gerações de médicos negros, a partir da política de cotas nas universidades, assim como abordaremos os conhecimentos ancestrais dos processos de cura dos Pais e Mães de Santo, dos Pajés, curandeiros e rezadeiras. 

No campo da ficção acaba de filmar seu primeiro longa metragem de ficção, “Jardim dos Silêncios”. Sobre o resgaste de uma família negra despedaçada pela ditadura militar, vencedor do Prêmio IBERMÍDIA de roteiro de 2022. 

Além desse longa, desenvolveu roteiro de 3 longas metragens, um de animação chamado “LIGA da JUSTIÇA SERTANEJA”, sobre a saga de um grupo de heróis brasileiros e outros 2 longas de ficção, “SUMMERTIME NA BAHIA” sobre os efeitos da passagem de Janis Joplin em um grupo de amigos de Salvador, Bahia, e um outro longa chamado “JARDIM DE MEMÓRIAS”, sobre a saga de uma família multirracial baiana que teve que enterrar suas memórias e livros durante a ditadura militar.

Desenvolveu o roteiro da série de ficção “CONTRA-ANISTIA”, sobre pessoas que no ano de 2010, descobrem suas relações com a ditadura militar e são movidas por sentimentos incontroláveis de vingança que transformam suas vidas. Encontra-se filmando Heróis do Uddigrudi Baiano, longa documental sobre o movimento do cinema underground baiano.