JOÃO RONI

João Roni é sócio da produtora brasileira Marea Cine, fundada em outubro de 2025. Com mais de 40 anos de profissão, produziu e dirigiu centenas de filmes publicitários, reality shows, longas-metragens, documentários e videoclipes para cantores como Ricky Martin e para a banda U2. Produziu em países como EUA, França, Itália, Espanha, Portugal, Chile, Nova Zelândia e Indonésia.

Como sócio e Diretor do Núcleo de Entretenimento da Ocean Films, desenvolveu e produziu obras de ficção e documentários para Netflix, Globoplay, TV Globo, Turner Broadcast Latin America, HBO, RTP (Portugal), TV Cultura, Colosceum Media (India), ESPN, Canal Brasil, Curta!, entre outros.

É produtor do longa-metragem “Pequeno Segredo”, selecionado para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2017. A série documental “”Transamazônica – Uma Estrada para o Passado”” (HBO), dirigida por Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, foi vencedora da categoria Melhor Série Documental no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2022. 

Dentre seus filmes mais recentes, destacam-se o documentário “Amazônia, a Nova Minamata”, dirigido por Jorge Bodanzky, filmado no Brasil e no Japão; o documentário “No Céu da Pátria Nesse Instante”, dirigido por Sandra Kogut, exibido em festivais como IDFA, Biarritz e Festival do Rio; “Quando o Brasil era Moderno, longa documental que recebeu menção honrosa no festival, É tudo Verdade, dirigido por Fabiano Maciel e a ficção, “O Homem de Ouro” – todos estes 4 filmes foram lançados no 2o. semestre de 2025.

Ele foi o produtor executivo do filme “”Meu Amigo Pinguim””, produzido pela produtora americana City Hill Arts, estrelado por Jean Reno e dirigido por David Schurmann. O filme foi lançado em 2024, nos Estados Unidos pela Roadside Attractions e foi vendido internacionalmente pela Fortitude e Universal, atraindo um grande público, tanto nos cinemas quanto em canais de TV e plataformas de streaming.

No Brasil, João faz parte da Câmara Técnica de Produção da ANCINE – Agência Nacional do Cinema, integra o conselho diretor da SANTACINE, o Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina, e é consultor da BRAVI –Brasil Audiovisual Independente – a maior associação de produtoras da América Latina, com mais de 600 membros.

Com participação constante em festivais e mercados internacionais, João está à frente de importantes debates sobre coproduções e incentivos públicos para o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro.