João Vieira Jr. é sócio fundador da Carnaval Filmes, estudou Direito na Universidade Católica de Pernambuco.
É parceiro de trabalho de importantes diretores, diretoras e roteiristas do cinema brasileiro como Adelina Pontual, Armando Praça, Cao Guimarães, Hilton Lacerda, Karim Aïnouz, Letícia Simões, Lírio Ferreira e Marcelo Gomes. É produtor das obras ficcionais Cinema, Aspirinas e Urubus, Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, Era uma vez eu, Verônica, Tatuagem, O Homem das Multidões, Joaquim, Greta, Fim de Festa e Paloma e dos documentários Estou me guardando para quando o carnaval chegar, Casa e KFZ-1348.
É coprodutordos filmes Para Ter Onde Ir, de Jorane Castro e Fortaleza Hotel, de Armando Praça,e produtor associadodo longa Falsa Loira, de Carlos Reichenbach e do telefilme Doce Brasil Holandês, de Monica Schmidt. Assina também a produção executiva dos filmes O Céu de Suely, Baixio das Bestas e O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas.
Produziu para TV as séries ficcionais Fim do Mundo, Lama dos Dias e Chão de Estrelas.
Atualmente trabalha na produção do documentário A Vida Secreta dos Meus três Homens, de Letícia Simões e na finalização do longa ficcional Serra das Almas, de Lírio Ferreira.
Foi presidente da ABD/PE, membro do Comitê Gestor do Cinema do Brasil, e atualmente é membro do Conselho Consultivo do Audiovisual do Estado de Pernambuco.