MARCOS JORGE é diretor de filmes, roteirista, fotógrafo e curador, vencedor de três Grandes Prêmios do Cinema Brasileiro (da Academia Brasileira de Cinema) e de diversos prêmios internacionais.
Estudou Jornalismo no Brasil e Cinema na Itália, onde viveu por toda a década de 90.
Seus primeiros filmes, realizados na Europa, venceram mais de 80 prêmios em festivais. Neste período, destacou-se também como artista-plástico, e suas videoinstalações foram expostas na França, Itália, Holanda e Japão.
Depois de mais de dez anos vivendo no exterior, no ano de 2000 voltou ao Brasil.
Realizou diversos curtas-metragens premiados. Dirigiu o documentário “O Ateliê de Luzia”, e foi autor do livro “Brasil Rupestre”, ambos sobre arte pré-histórica no Brasil.
Seu primeiro longa-metragem de ficção, “Estômago”, de 2007, arrebatou 39 prêmios, 16 deles internacionais, e foi o filme brasileiro mais premiado do biênio 2008-2009. Foi distribuído em cinemas de mais de 20 países e considerado pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Escreveu e dirigiu outros cinco longas-metragens de ficção, em parceria com players importantes como Globofilmes, Paramount, Warner Bros. e Buena Vista.
Em 2022 terminou, após cinco anos de trabalho, a série documental “”O Caso Celso Daniel””, produzida e veiculada pela Globoplay. A série foi finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Seu filme mais recente é “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, lançado em 2024, vencedor de 5 prêmios no 52º. Festival de Cinema de Gramado.
É curador do CINE PASSEIO, Centro Cultural dedicado à cultura cinematográfica em Curitiba.