Maria Carlota Bruno atua, desde 1989, em diversos cargos na VideoFilmes, a produtora brasileira independente criada por Walter Salles e João Moreira Salles. Em 2011 inicia sua atuação como Produtora Executiva e desde então realizou um amplo espectro de filmes, dentre eles Últimas Conversas, o último documentário de Eduardo Coutinho, Paulina, de Santiago Mitre, Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang, documentário de Walter Salles exibido na Berlinale em 2015 Em 2016 produziu e lançou comercialmente o documentário de João Moreira Salles, No Intenso Agora, exibido na Berlinale em 2017 e vencedor de diversos prêmios. Foi produtora executiva de Deslembro, de Flavia Castro, exibido na Mostra Orizzonti do Festival de Veneza. Coprodutora do documentário Fico te devendo uma carta sobre o Brasil, de Carol Benjamin. É produtora associada de filme peruano Canción sin Nombre, de Melina Leon, exibido na Mostra na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes e do documentário Amazônia, a Nova Minamata?, de Jorge Bodansky.
Como jurada internacional de cinema, participou do Festival de Santa Maria da Feira em Portugal, Festival SANFIC, no Chile e no Festival Internacional Cine de Lima, no Peru.
Produtora do documentário Marinheiro das Montanhas, de Karim Ainouz, exibido no Special Screening do Festival de Cannes. Atualmente está produzindo o filme Ainda Estou Aqui e a série sobre Sócrates, de Walter Salles, documentário sobre Sidarta Ribeiro, de Marcelo Gomes e documentário de João Moreira Salles sobre ativista indígena Txai Suruí.