MARIANA GENESCÁ

Mariana Genescá é formada em Comunicação Social pela ECO/UFRJ, com pós-graduação executiva pela COPPEAD/UFRJ, especialização em Produção de Cinema pela New York Film Academy e extensão em “Mídia, violência e direitos humanos”, pelo Nepp-DH/UFRJ.

É sócia-fundadora da Amana Cine (ex-tva2) que, há quinze anos, tem como foco a produção de documentários com temáticas sociais. Seu objetivo é trabalhar com narrativas originais que abordem temas sensíveis, apostando no audiovisual como potente ferramenta de reflexão e inclusão social. 

Entre as series, medias e longas documentais que produziu e foram exibidos em diversos canais nacionais, internacionais e plataformas (como Mubi, Globoplay, BBC, Aljazeera, Globonews, Canal Brasil, GNT, Futura, etc.), está “Incompatível com a vida” (2023), da diretora Eliza Capai, eleito melhor documentário de 2023 pela APCA, um dos 10 melhores longas de 2023 pela ABRACCINE, melhor filme do É Tudo Verdade, que o qualificou para Oscar de melhor documentário e escolhido para representar o Brasil nos Prêmios Platino. Uma versão curta-metragem do filme foi publicada com destaque na seção de opinião do jornal The New York Times Times.

Em anos anteriores, “Espero tua (re)volta” (Eliza Capai, 2019) estreou no Festival de Berlim com os prêmios da Anistia Internacional e da Paz e percorreu outros mais de 120 festivais pelo mundo, ganhando mais de 25 prêmios; “O Estopim” (2014) foi indicado para representar a produção carioca no Emmy Awards e “Cortina de Fumaça” (2010) está na lista internacional dos “10 documentários que podem mudar a sua visão do mundo”, publicada pela Revista Galileu. 

Pelo documentário “Ei you! O Haiti antes do terremoto” (2010), recebeu a Medalha Amigo da Marinha, honraria concedida a personalidades em reconhecimento de trabalho social relevante.

Mariana integrou o júri oficial de festivais internacionais, como o Festival do Rio (2021), Festival Internacional de Cinema Ambiental (2022), Sinédoque (2022) e Kinoforum (2023).

No campo da comunicação de impacto, Mariana foi estrategista no Brasil das campanhas internacionais das Nações Unidas relacionadas à pandemia de COVID-19, “Equipe Halo” e “Verificado”, esta última indicada ao Leão de Cannes, além de uma das criadoras da campanha “Todos pelas Vacinas” que, entre outros, recebeu o TikTok Awards em reconhecimento à ação de grande impacto social.