Com 60 anos de carreira, participou de mais de 30 espetáculos como Roda Viva, Desgraças de uma Criança, Aurora da Minha Vida, No Natal a Gente Vem Te Buscar, Sonata de Outono, Ligações Perigosas, As Centenárias, Ópera do Malandro, Amadeus, Os Solitários, A Estrela do Lar, Quem Tem Medo de Virgínia Wolf, A Dona da História, Incêndios e Sonata de Outono.
No cinema, atuou em mais de 36 filmes, tais como Chuvas de Verão, Faca de Dois Gumes, A Dona da História, Quincas Berro D` Água, Vai Trabalhar Vagabundo 2, Sonhos Roubados, O Corpo, Canudos, Carlota Joaquina, Cazuza, Vendo ou Alugo, A Voz do Silêncio e Aos Nossos Pais.
Em 1966, Marieta Severo estreou em televisão na novela Sheik de Agadir. Participou das novelas, Ti-Ti-Ti, Vereda Tropical, Deus nos Acuda, Que Rei Sou Eu?, Vereda Tropical, Laços de Família, Pátria Minha, Champagne, e Outro Lado do Paraíso e Verdades Secretas. Por 14 anos interpretou D. Nenê, no seriado A Grande Família. Além de ter participado de minisséries e seriados.
Em 1974, recebeu o Prêmio Governador do Estado com a peça O Casamento do Pequeno Burguês. Em 1981, o Prêmio Mambembe e o Molière de melhor atriz com o espetáculo No Natal A Gente Vem te Buscar. Em 1989, Mambembe, Molière e Shell de Melhor atriz por A Estrela do Lar.
Na televisão, Marieta recebeu em 1995 e 2001 da Associação Paulista dos Críticos de Arte, o prêmio de melhor atriz pelas novelas Pátria Minha e Laços de Família respectivamente. Em 2015 foi a vez de receber o Prêmio Exta de Televisão por seu trabalho na série Verdades Secretas.
Em 2002, foi a homenageada do Festival de Cinema de Gramado, com o Troféu Oscarito. Em 1996, já havia recebido o Troféu Kikito, por sua participação no curta A Espera e nos longas Com Licença, Eu Vou a Luta, O Homem da Capa Preta e Sonho Sem Fim. Em 1993, recebeu novamente um Kikito pelo curta Diário Noturno. O filme Carlota Joaquina, em 1996, considerado um marco na retomada do cinema brasileiro, deu a Marieta o Prêmio Prefeitura de São Paulo. Em junho de 2013 foi premiada como melhor atriz no Festival de Cinema de Recife pelo filme Vendo ou Alugo. Já em 2019, foi a Atriz homenageada no Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai e recebeu Prêmio de Melhor Atriz, em 2023, pelo filme Domingo à Noite, no Madrid Film Festival.
Em 2005, Marieta Severo inaugurou, no Rio de Janeiro, em parceria com a atriz Andréa Beltrão, o Teatro Poeira. Seis anos mais tarde, criaram o Teatro Poeirinha.