Nascido na Bahia e criado na periferia de São Paulo, na cidade de Embu das Artes, Marlon Andrade é diretor, roteirista e produtor audiovisual. Com uma trajetória consolidada no cinema independente e na produção cultural, dirigiu, roteirizou e fotografou diversos filmes e projetos audiovisuais. Atualmente, é membro da Academia Brasileira de Cinema e conselheiro de cultura em cinema e audiovisual na cidade de Embu das Artes.
Cinema e Audiovisual.
Marlon Andrade dirigiu e roteirizou curtas e médias-metragens que conquistaram reconhecimento em festivais e plataformas digitais:
– “Arrobapontocom” (2021) – Diretor de fotografia da ficção sobre dependência das redes sociais.
– “Não Mexa Comigo, Uma História de Bullying” (2021) – Série televisiva exibida na TV Gazeta, para a qual atuou como roteirista.
– “Erick Jay: Os Segredos do Campeão” (2019) – Documentário de curta-metragem sobre o DJ multicampeão Erick Jay, dirigido e produzido por Marlon Andrade.
– “23 Minutos” (2023) – Curta-metragem dirigido e roteirizado por ele, finalista do Festival Lift-Off Global, que destacou sua capacidade de contar histórias com baixo custo e alto impacto. A historia dirigida e fotografada por Marlon Andrade, tem como trama central a perseguição equivocada de um policial e a morte de dois jovens negros.
– “4 Damas” (2024) – Trabalhou como diretor de fotografia nesta obra que acompanha quatro amigas em um fim de semana de revelações, conquistando o segundo lugar na categoria de direção de fotografia.
– “Ermo” (2024) – Curta-metragem dirigido e roteirizado, disponível no Vimeo. A historia conta sobre Luana, uma adolescente da periferia de Embu das Artes se vê sozinha após a morte de seu pai, tendo que encarar a vida adulta, nesta busca Luana encontra um grande amor que vai mudar sua vida para sempre.
– “As Primeiras Dores do Amor” (2025) – Diretor de Produção deste filme exibido no festival Ventana Sur, no Uruguai.
Eventos e Produção Cultural
Além de sua atuação no audiovisual, Marlon Andrade tem forte presença na organização de eventos culturais:
– “Os Quatro Elementos” (2023) – Proponente e diretor artístico do evento contemplado pelo edital “Amigos da Arte” do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa celebrou os elementos do hip-hop e promoveu artistas locais em Embu das Artes.
– Organizador de Slams e batalhas de rima, fomentando a cena cultural periférica.
Atuação Institucional
– Conselho Municipal de Cultura de Embu das Artes – Conselheiro de cinema e audiovisual para o biênio 2024-2026.