PH SOUZA

Cineasta, produtor, diretor e montador brasileiro. Fundador da Cafeína Produções.

www.cafeinaproducoes.com
https://www.instagram.com/cafeinaproducoes/?igsh=NjN0NmxmdmVyZzZ1

Formado em Cinema pela UNISUL (SC) em 2008, mesmo ano em que fundou a Cafeína Produções, concluiu o curso de Educação Executiva “O Negócio do Audiovisual em tempo transformações” FIRJAN/SICAV-RJ (2014), pelo – IEL; Participou do 1º e do 2º Workshop de Produção Independente do Mercado de TV, realizado pela ABPITV/RIOFILME.

Em 2008, liderou a direção do programa ITS, 2º lugar de audiência , levando ao ar mais de 100 episódios, pela RIC Record/SC. Trabalhou em 17 curtas e 20 longas-metragens. Dirigiu os curtas “O Palco”, “Captain My Captain – Tem Pão No Circo” e o “Cronista”. Atuoso como Produtor e montador dos filmes “O Contestado – Restos Mortais” (Seleção Oficial do Festival de Gramado, e É Tudo Verdade 2010) , e “O Universo Graciliano” (Seleção Oficial do Festival É Tudo Verdade 2013) , ambos dirigidos pelo cineasta Sylvio Back.

Atuou como Produtor Associado das longas metragens de ficção “Guerra do Paraguai ”, de Luiz Rozemberg Filho, Prêmio de melhor filme pela crítica no 20º Cine PE, e de melhor diretor no 23º Festival de cinema de Vitória, “Bandeira de Retalhos”, de Sérgio Ricardo – 2018 – Seleção Oficial Mostra do “Filme Livre”. “Lume” e “Cine Jardim”2017, além da “Mostra de Tiradentes 2018” , “Quebranto”, de José Sette, Seleção Oficial da Mostra do Filme Livre e do 13º CineOP 2018, “Os Príncipes”, de Luiz Rozemberg Filho, Prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Ator e Melhor Atriz no 22º Cine PE.

Produtora do longa-metragem “”O que Resta””, com direção de Fernanda Teixeira, Prêmio de Melhor Fotografia e Melhor Atriz no 12º Festival de Cinema de Triunfo , o longa faz parte da grade do TELECINE. Produziu e codirigiu o longa-metragem documentário “Cacaso Na Corda Bamba” (2016), filme selecionado para o Festival É Tudo Verdade 2016 e vencedor do Prêmio de Melhor Longa-Metragem no 15º Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Assina a direção e produção da série em motion comics “A Turma Do Pererê”, de Ziraldo , exibida em 2018 pela TV Brasi le coproduz o documentário longa-metragem “A Turma do Pererê.Doc, com direção de Ricardo Favilla, Seleção Oficial do 20º Festival do Rio/2018 e lançado comercialmente em 15 capitais, pela O2 Play e licenciado de forma exclusiva pelo Disney+.

Em 2015, pela Cafeína Produções, produziu e produziu o documentário de longa-metragem “Kalunga II: Brasil-Angola” , filmado em Luanda , com a participação de Francis Hime, Olívia Hime, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Yamandu Costa, Miucha, Martinho da Vila, Mart’nália, Nei Lopes e Mariene de Castro.

Em 2017, pela Cafeína Produções , foi produtor executivo da Mostra “”Jacques Demy – Entre o Realismo e a Fantasia”” realizada na Caixa Cultural RJ , com curadoria de Sylvio Gonçalves e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

PH, atuou como Produtor e Produtor executivo do longa-metragem de ficção “Os Últimos Dias de Copacabana Jack”, de Rob Curvello, lançado em 2019. Ainda em 2019, coproduziu o curta Arzok, com direção de IAN SBF.

Produtor de “RESSACA” de Patrizia Landi e Vicent Rimbaux, coprodução com a produtora francesa Babel.doc , Seleção Oficial do FIPADOC em Biarritz , DOK.fest Munchen, na Alemanha e vencedor dos prêmios de Melhor filme documentário e Melhor direção 21º Festival do Rio – 2019. Em 2020, “Ressaca” vence o Emmy Internacional na categoria Arte.

Com “”Ciclo”” , de Ian SBF , fundador do Porta dos Fundos , esteve nos Festivais do Rio e Mostra Internacional de São Paulo, nas edições de 2022, e convidado especial na CCXP 2022.

Produtor do longa-metragem de ficção “”Porto Príncipe””, vencedor dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator no 27º Cine PE – 2023,  Melhor Filme e direção no 40º Cine Bogotá, Seleção Oficial no 30º Festival de cinema de Vitória, Trinidad+Tobago Film Festival, NYLFF, AFRIFF e 47º Mostra Internacional de Cinema São Paulo. O filme teve seu lançamento nos cinemas em 20 de junho de 2024, com distribuição da O2Play.

Assina a Direção Geral e Produção da série documental em 10 episódios , “”Nei Lopes no Fundo do Rio”” , que estreou pelo Music Box Brazil em agosto de 2024.

Em 2025, vislumbra o lançamento do longa-metragem documental “Salgueiro – Um Casal diferente” , com direção de Pedro Monteiro, a ficção “Um Lugar para Viver” , com direção de Maria Emília de Azevedo e em coprodução com o Contraponto (SC), o curta-metragem em Stop Motion “Lodo” uma coprodução com a Dois Plátanos e a Uruguaia Cuenco Cine , além da série documental “Theophilo Ottoni – A Revolução” , exibido pela TV Brasil, com direção de José Sette Barros em coprodução com a Filmes do Rio de Janeiro. Em todas essas obras , PH Souza atua como Produtor e Produtor executivo.
Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2025, a série animada em 20 episódios “A Turma da Colina” cuja produção é da Cafeína, com patrocínio da TIM, com Direção Geral e produção de PH .