Renata Brandão

Renata Brandão é atualmente CEO da Conspiração, produtora independente líder de indicações ao Emmy Internacional na América Latina que cria, produz e distribui projetos de entretenimento para todas as plataformas. A Conspiração é uma das maiores produtoras independentes das Américas, com mais de 45 longas-metragens produzidos e mais de 50 horas de programação de TV criadas por ano. Essas séries receberam 10 indicações ao Emmy Internacional, vencendo um troféu por “A Mulher Invisível” (Melhor Série). No cinema, a produtora participou dos mais importantes festivais internacionais de cinema, como Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, e foi responsável por blockbusters brasileiros como Dois Filhos de Francisco e Vai Que Cola.

Em 2023, Renata foi nomeada pela revista americana The Hollywood Reporter como uma das 35 executivas mais poderosas da televisão global, além de ser membro fixo da Academia Internacional de Televisão, Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais e jurada dos International Emmy® Awards.

Sua carreira no mercado audiovisual teve início em Los Angeles, nas produtoras FM Rock, Hungry Man e na agência R/GA Nova York, produzindo clipes de música e publicidade. Na Conspiração há 19 anos, Renata começou sua carreira como assistente de produção, atuou como Gerente de Planejamento, participou da criação dos núcleos de branded content e de conteúdo digital, cuja direção executiva acabou assumindo anos depois. Em 2015 tornou-se diretora presidente de negócios, até assumir o cargo de CEO da produtora em 2017, no qual está até hoje.

Sob sua liderança, a Conspiração produziu séries premiadas e sucessos de audiência, como “”Dom”” (programa internacional mais assistido da Prime Video no mundo), “”Sob Pressão”” (série de ficção mais assistida da TV aberta brasileira), “”Detetives do Prédio Azul”” (o programa infantil mais assistido da TV a cabo), o documentário Indicado ao Emmy Internacional “Refavela 40″”, a docussérie “Anitta: Made in Honório”, o drama quatro vezes Indicado ao Emmy Internacional “”Um Contra Todos””, a elogiada minissérie “FIM”, entre outros.

Em 2017, Renata liderou a criação do primeiro selo focado em narrativas que tenham as mulheres no centro das histórias em uma produtora audiovisual brasileira, a Hysteria. Um hub de mulheres criadoras, produtoras de conteúdo e curadoria que oferece um espaço exclusivo para narrativas contemporâneas que tenham o olhar feminino na concepção e execução dos projetos. Em 2022, Renata assinou uma carta de compromisso pela igualdade de gênero no audiovisual brasileiro com a ONU Mulheres.

Renata também é bacharel em Relações Internacionais e Comunicação Social, com especialização em “Negócios da Indústria de Cinema” na UCLA (Los Angeles), “Marketing Digital” na NYU (Nova York) e tem ainda MBA em “Gestão Executiva” pela Coppead/UFRJ (Rio de Janeiro. Começou sua carreira trabalhando para a Comissão Europeia e foi fundadora da ONG Realice, focada em promover intercâmbios entre projetos sociais. Já morou na Alemanha, Índia e Los Angeles e atualmente reside no Rio de Janeiro, Brasil.