Rita Buzzar

Fundadora da Nexus Cinema, formou-se em Cinema na ECA/ Escola de Comunicações e Artes ( USP ), estudou roteiro na Escola San Antonio de los Baños ( Cuba ) com Gabriel García Márquez e no Sundance Institut. Dirigiu três curtas no período da ECA, sendo que um deles Qualquer Um ganhou a Jornada de
Cinema da Bahia e foi selecionado pelo Festival de Gramado.

Começou sua carreira profissional escrevendo resenhas de livros para a Folha de São Paulo e a Revista Vogue, e também fazendo os roteiros para o Telecurso do Segundo Grau, da Fundação Roberto Marinho. Produziu e dirigiu para a TV Cultura a série São Paulo no Interior. Trabalhou no Departamento de Marketing do Banco Banespa, tendo tido experiência na área Comercial e também foi responsável pelo Projeto Banespa Sessenta Anos, Vídeo e Livro. Dirigiu documentários para a Secretaria da Saúde de São Paulo sobre questões sociais e de saúde pública como Agrotóxicos e Saneamento Básico.

A partir de 1989, trabalhou, começou a trabalhar como autora, para a TV Globo, TV Manchete e SBT. Escreveu grandes sucessos como a minissérie Rosa dos Rumos e a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão.

Começou a produzir em 2003, com o Documentário Carandiru.doc (para o GNT ), que também roteirizou e dirigiu. E é responsável pelos filmes Olga (2004), que teve mais de 3 milhões de espectadores, ganhou o festival de Havana em 2004, Festival Viña del Mar, entre outros 20 prêmios ( o filme ficou na shortlist do Oscar); Budapeste (2008, co-produção entre Brasil, Hungria e Portugal), com quatro nomeações para O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; e O Tempo e O Vento (2013), quase um milhão de espectadores, dirigido por Jayme Monjardim e que virou minissérie na Rede Globo; o trilher de suspense O CASEIRO, lançado nos Estados Unidos e distribuído pela MGM. Lançou em 2022 DUETTO (do qual também é roteirista com João Segall ), estrelado pelo grande ator italiano Giancarlo Giannini, Marieta Severo, Elisabetta de Palo ( das séries Suburra e My Brilliant Friend), Luisa Arraes, Michele Morrone ( o ator principal do maior sucesso da NetFlix 365 Dias ); Gabriel Leone, Maeve Jinkings e Rodrigo Lombardi.

Atualmente está finalizando Madame Durocher, que tem em seu elenco Sandra Corveloni ( Melhor Atriz em Cannes ), Marie-Josée Croze ( Melhor atriz em Cannes ). Jeanne Boudier André Ramiro, Isabel Fillardis, Mateus Solano, Adriano Toloza, Thierry Tremouroux, Flavia Souza, Junior Vieira.