Sofia Wickerhauser

Sofia Wickerhauser é cineasta, roteirista e game designer apaixonada por Cinema Queer, fotografia, anime e videogames. Com sua produtora White Wolfy, é conhecida hoje por seu olhar sensível e seus pontos de vista surpreendentes.

Dirigiu e roteirizou cinco curtas LGBTQIA+ que foram exibidos em mais de 200 edições de festivais – como o BFI Flare, Frameline, Leeds Inter, Seattle Inter, Palm Springs – e ganharam diversos prêmios. Co-fundadora da AbrAce (coletivo que luta pela visibilidade sobre as assexualidades), lançou em 2019 o curta ‘Infinito Enquanto Dure’, famoso mundialmente por ser o primeiro filme de ficção sobre a assexualidade. Em 2018, ganhou uma bolsa de estudos para Mestrado em Roteiro na prestigiada universidade Goldsmiths, em Londres, onde escreveu seu primeiro longa. Como produtora executiva, lançou mais de 10 curtas, com seu filme mais recente ganhando 3 Kikitos no Festival de Gramado em 2024. “London”, primeiro longa como coprodutora, será lançado em 2027.

É criadora e curadora do NewGamePlus, mostra de games inéditos LGBTQ+ que em 2024 aconteceu no Sesc Avenida Paulista. Atualmente é roteirista e produtora executiva de “Um Domingo à Tarde”, game selecionado pela Incubadora da SPCINE e pela Ade Sampa, e produtora executiva de “REPROACH”, beat ‘em up selecionado pelo PROAC de games – ambos os jogos no universo LGBTQIA+. Desde 2023 tem sido chamada para fazer consultoria em projetos audiovisuais para editais. Também é coordenadora do Grupo de Games do Centro Cultural Marieta.

Como curadora, trabalha para festivais de cinema desde 2018, hoje para o Wicked Queer em Boston e o comitê do Curta Kinforum, no passado MixBrasil, Whistler no Canada, Ramsgate e Norwich (ambos no Reino Unido). Também atua como agente de distribuição focada em curtas, além de ser professora de distribuição na AIC desde 2020. Em 2019-2020 trabalhou na Peccadillo Pictures, importante distribuidora no Reino Unido, onde participou de campanhas de distribuição de diversos longas.

Em 2024, foi júri dos longas documentários do festival OUTshine Film Festival, em Miami. Desde 2021, faz parte da Academia Brasileira de Cinema.