Ton Gadioli sempre teve vocações artísticas, estudou Direção Cinematográfica, Roteiro, Direção de Fotografia, Produção Executiva, Edição, Motion, além de diversas imersões em workshops com grandes nomes como Cacá Diegues, Bruno Barreto, Walter Salles, Cláudio Torres, e também de ter estudado preparação de atores com Fátima Toledo e a Nobre Arte do Palhaço com Márcio Libar. Gadioli começou a trabalhar em 2004 como editor de vídeo em diversas campanhas eleitorais, editou comerciais, curtas e programas de tv, migrou para a direção dirigindo seus próprios curtas-metragens, pequenas campanhas, institucionais e logo começou a dirigir videoclipes.
Em 2010 dirige seu primeiro longa, “Mr. Niterói – A Lírica Bereta”, documentário sobre o rapper Black Alien, que em 2011 é selecionado e ganha na categoria “melhor personagem biografado” no festival de cinema da Costa do Sol, é chamado para integrar o festival Ponto-CE, abre o Festival Cine-Araribóia em Niterói, com recorde de público.
Em dezembro de 2012 lança seu documentário no youtube, sendo o filme mais visto nos dois primeiros dias. Nos próximos meses trabalha em produções de institucionais e alguns videoclipes.
Em 2014 se associa a um grupo educacional e investe em vídeos educativos, mudando o rumo da carreira cinematográfica e mergulhando no mundo da educação, ajuda na criação da Prodígio Educação, que contempla os canais do youtube; ProENEM, ProMilitares e ProMedicina, ajudando milhares de alunos do ensino médio no Brasil a ingressar na universidade através da educação somado ao audiovisual. Três anos depois o canal atingiu a marca de mais de um milhão de inscritos e em suas transmissões pelo youtube chegando a mais de 20 mil alunos ao vivo, tendo uma circulação média de meio milhão, e sendo matéria do programa dominical Fantástico da Rede Globo, entre outros programas jornalísticos, além de chegar aos trendings topics do youtube e twitter Brasil. Também fez parte da produção do podcast ProDICASt que em 2021 esteve no top 10 da categoria Educação no Spotify.
Atualmente, Gadioli volta a atenção para a produção de conteúdo cinematográfico, se dedica a escrever o roteiro do seu segundo longa metragem, “Quanto vale a vida?”, da série “Thenório Gregório” e desenvolve o projeto dos programas de tv “Um Estranho no Ninho” e “O Rei da Rima”, além de dirigir o podcast “Papo de Subúrbio” que promove a cultura suburbana.