Notícia

PRÊMIO GRANDE OTELO DO CINEMA BRASILEIRO 2026

As inscrições de LONGAS-METRAGENS E SÉRIES DE TV serão feitas através do site da Academia Brasileira de Cinema, observando o Regulamento do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2026.

Prazo Final das inscrições: 20 de março de 2026

A Academia não aceitará inscrições feitas fora do período.

Filmes e séries com lançamento previsto para depois do encerramento das inscrições (20 de março de 2026), deverão enviar carta de compromisso da distribuidora ou canal exibidor com a data de lançamento dentro do período aceito pela Academia: até 30 de Abril de 2026. Durante o período de votação do primeiro-turno, as produções precisam enviar documentos comprobatórios de lançamento.

INSCREVA AQUI SEU LONGA-METRAGEM BRASILEIRO

Concorrerão ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2026, obras cinematográficas lançadas de 1° de Maio de 2025 a 30 de Abril de 2026, produzidas por produtoras brasileiras independentes com Registro regular na Ancine classificada como empresa produtora brasileira independente, nos termos da Lei nº. 12.485, de 12 de setembro de 2011, de acordo com as seguintes especificações:

  • Filmes de longa-metragem brasileiros de ficção, infantil e animação – exibidos comercialmente (com lucro para exibidor e produtor em salas de cinema durante sete dias consecutivos em UMA praça do Brasil.
  •  Filmes de longa-metragem brasileiros documentários – a primeira janela de exibição pode ser em canais de televisão ou streaming, mas obrigatoriamente devem ter sido exibidos comercialmente (com lucro para o produtor e exibidor), durante sete dias consecutivos em salas de cinema em UMA praça do Brasil

Documentação necessária no ato da inscrição

  1. Certificado de Produto Brasileiro emitido pela Ancine;
  2. Borderô de exibição em salas de cinema ou carta de compromisso com lançamento
  3. Link Trailer – vimeo ou youtube sem senha e habilitado para compartilhamento
  4. Link Filme para visualização dos membros da Academia 
  5. Release e/ou Pressbook com Sinopse
  6. Still (frames do filme) que represente CADA categoria indicada em alta resolução
  7. Still (frames do filme) com personagens de atrizes e atores indicados nas categorias: Melhor longa-metragem ficção e Melhor longa-metragem infantil 
  8. Foto do diretor 
  9. Cartaz do Filme

INSCREVA AQUI SUA SÉRIE DE TV

Concorrerão ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2026, as séries, lançadas entre 1° de Maio de 2025 e 30 de abril de 2026, produzidas por produtoras brasileiras independentes com Registro regular na Ancine classificada como empresa produtora brasileira independente, nos termos da Lei nº. 12.485, de 12 de setembro de 2011 ou pelos canais exibidores nacionais. Em ambos os casos, as inscrições deverão ser realizadas pelos produtores brasileiros responsáveis pelas obras.

 De acordo com as seguintes especificações:

  • Série Brasileira de Documentário, de produção independente, para TV Aberta, TV Paga ou Streaming
  • Série Brasileira de Animação, de produção independente, para TV Aberta TV Paga ou Streaming
  • Série Brasileira de Ficção, de produção independente, para TV Aberta, TV Paga ou Streaming

Documentação necessária no ato da inscrição

  1. Certificado de Produto Brasileiro emitido pela Ancine; se houver
  2. Link Trailer – vimeo ou youtube sem senha e habilitado para compartilhamento;
  3. Link para episódio da série para visualização dos membros da Academia
  4. Release e/ou Pressbook com Sinopse
  5. Ficha Técnica
  6. Cartaz da Série
  7. 3 (três) fotos still para divulgação 
  8. Fotos still dos personagens indicados nas categorias: Melhor Atriz e Melhor Ator de série brasileira 

Para efeito do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2026:

  • Considera-se filme brasileiro a obra que tenha o Certificado de Produto Brasileiro fornecido pela ANCINE, conforme definido no Art.1da Medida Provisória 2228-1, de 2001, modificada pela Lei 10.454, de 2002.
  • Consideram-se Produtoras aptas a concorrer com os projetos, as produtoras brasileiras independentes com Registro regular na Ancine classificada como empresa produtora brasileira independente, nos termos da Lei nº. 12.485, de 12 de setembro de 2011.
  • Considera-se filme de longa-metragem de ficção: filmes produzidos originalmente para exibição em salas de cinema, com duração igual ou superior a 70 minutos.
  • Consideram-se filme de longa-metragem documentário: filmes produzidos originalmente para exibição em salas de cinema ou em canal de televisão, com duração igual ou superior a 52 minutos.

Considerações 

  • Todos os indicados nas categorias técnicas deverão ser pessoas físicas;
  • Categoria de Melhor Som contempla o conjunto de profissionais titulares das funções de: Som Direto, Edição Sonora e Mixagem de um mesmo filme;
  • Categorias que contemplam atores as inscrições deverão seguir as seguintes especificações:
    • Melhor Atriz e Melhor Ator – caso a obra tenha mais de um protagonista, poderá ser inscrito mais de um concorrente por filme em cada categoria;
    • Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante – No máximo 3 (três) concorrentes por filme em cada categoria e cujos atores e atrizes tenham,  no mínimo 8% do tempo total do filme em minutos de atuação. É vetada a inscrição de participações especiais nesta categoria. 
    • Documentário – Academia não considera indicação de elenco
    • Animação – Academia não considerada interpretação de voz 
  • As informações fornecidas no ato da inscrição são de total responsabilidade da Produtora ou Produtor do Filme e/ou Série, que deverá ser nominada/o ao final da inscrição, juntamente com telefone e e-mail de contato para quaisquer esclarecimentos;
  • A inscrição só será validada após o envio dos documentos solicitados no final do formulário.

Caso haja problema para anexar, enviar para o e-mail premiograndeotelo@academiabrasileiradecinema.com.br

Obs: Curtas-metragens –  são pré-selecionados pelas associações: ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), Associação dos Críticos de Cinema (ACABRACCINE), Canal Brasil, Festival Curta Cinema (Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro), Festival É Tudo Verdade, Fórum dos Festivais, Kinoforum e Porta Curtas. Os filmes de curta-metragem de ficção, documentário ou animação, que participaram e ganharam prêmios em festivais internacionais em 2025 fora do Brasil, reconhecidos pela FIAPF (Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos), em qualquer das sessões competitivas, serão considerados qualificados para concorrer ao Prêmio grande Otelo do Cinema Brasileiro, mesmo que não constem nas listas de indicações das Associações acima citadas, devendo sua inscrição ser efetuada pelo produtor através de correspondência direcionada à Academia Brasileira de Cinema, com a devida documentação comprobatória. acesse o regulamento no link acima.

Qualquer dúvida entre em contato com  premiograndeotelo@academiabrasileiradecinema.com.br