Filmes Inscritos

As reuniões da Comissão de Seleção acontecerão em duas etapas: dia 30 de Agosto/2022, terça-feira, quando serão selecionados seis títulos entre os inscritos e a reunião final, no dia 05 de Setembro/2022, segunda-feira, para a escolha do título que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar®️ 2023. O título escolhido será divulgado através de release para a imprensa e nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

5 CASAS

Produção: Vulcana Filmes
Direção: Bruno Gularte Barreto

Sinopse
Em uma cidadezinha no interior do Rio Grande do Sul há cinco casas e cinco histórias que se confundem em uma mesma. Uma velha professora lutando para manter sua casa de pé, um jovem que sofre agressões por se recusar a esconder sua natureza, uma freira sendo transferida da escola que regeu com punho de ferro por décadas, um velho capataz em uma fazenda mal assombrada e um menino cujos pais morreram 20 anos atrás e que é hoje o diretor que volta para buscar as memórias de sua infância perdida e dar voz a essas pessoas. Histórias distintas, mas que juntas pintam um retrato pungente de um Brasil marcado por apagamentos e desigualdade.

A ESPERA DE LIZ

Produção: Aquarela Produções
Direção: Bruno Torres

Sinopse
Liz vive um momento de incertezas. Silenciada, ela procura compreender o motivo do desaparecimento de seu companheiro Miguel. Tentando encontrar respostas, Liz sente a necessidade do apoio de Lara, sua irmã mais nova. Aos poucos, o resgate da relação das duas se torna mais intenso e ambas revisam valores, fortalecendo o amor e a admiração. Mas Lara guarda um segredo que desvenda o desaparecimento de Miguel, enquanto Liz faz brotar de dentro de si o poder de sua individualização.

A MÃE

Produção: Cup Filmes, Bela Filmes, Filmes da Garoa
Direção: Cristiano Burlan

Sinopse
A MÃE segue a jornada de Maria, migrante nordestina e vendedora ambulante em busca de seu filho Valdo, supostamente assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde mora. Em busca de descobrir o paradeiro do filho, Maria enfrenta diversas adversidades. Ela não tem nenhuma notícia que a ajude a encontrá-lo. Essa tragédia deixa uma ferida profunda na personalidade de Maria, que passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade.

AMADO

Produção: BSB Cinema Produções
Direção: Edu Felistoque e Erik de Castro

Sinopse
“Amado” foi inspirado em uma história verdadeira, Amado é um honesto policial militar da Ceilândia, que faz mais do que deveria fazer. Ele prende, julga e executa sentenças em desfavor dos criminosos, cortando caminho e se tornando mais ágil do que o burocrático processo oficial. Cego para cor, credo ou sexo, pouco se importa se o individuo é ladrão ou policial. Para alguns o Cabo Amado é um truculento policial e para muitos outros um herói brasileiro, e seu único objetivo é resolver conflitos injustos, sem delongas, e “fazer a coisa certa”. Amado existe!

A MESMA PARTE DE UM HOMEM

Produção: Grafo Audiovisual
Direção: Ana Johann

Sinopse
Renata vive isolada no campo com a filha adolescente e o marido, concebendo o medo como um sentimento comum. A chegada de um estranho desperta nela o desejo por tudo o que estava adormecido.

AOS NOSSOS FILHOS

Produção: JLM Produções Artísticas
Direção: Maria de Medeiros

Sinopse
Vera (Marieta Severo), uma coordenadora de uma ONG que cuida de crianças soropositivas que precisa lidar com suas próprias contradições diante da escolha da filha, Tânia (Laura Castro), que deseja ser mãe de uma criança gestada no ventre de sua companheira, Vanessa (Marta Nóbrega).

AS VERDADES

Produção: Gullane
Direção: José Eduardo Belmonte

Sinopse
“As Verdades”, o policial Josué tem que resolver um crime contra Valmir, candidato a prefeito de um pequeno município do sertão. A história acontece através de três pontos de vista. Primeiro: o crime é contado por Cícero, um matador de aluguel. Segundo: a história é narrada pelo ponto de vista de Francisca, a noiva do empresário. Terceiro: é revelado o ponto de vista de Valmir, que sobreviveu.

A VIAGEM DE PEDRO

Produção: Biônica Filmes, Buriti Filmes, O Som e a Fúria e Sereno Filmes
Direção: Laís Bodanzky

Sinopse
1831, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.

ASSALTO A PAULISTA

Produção: Kinoscópio Cinematográfica
Direção: Flavio Frederico

Sinopse
Rubens é um poderoso bandido do interior paulista, resolve dar um último grande golpe com a ajuda da sua filha adotiva Leônia, que fugiu da Bahia depois de ser estuprada pelo seu verdadeiro pai. Mas nem tudo sai conforme o planejado durante o assalto aos cofres particulares de um banco na Avenida Paulista, coração de São Paulo. Rubens e Leônia só vão encontrar os seus verdadeiros destinos, ao desovar os frutos deste assalto no Paraguai, onde ambos entram em crise com os próprios valores existenciais.

CANO SERRADO

Produção: BSB Cinema Produções
Direção: Erik de Castro

Sinopse
Sargento Sebastião está em busca de vingança: seu irmão, um caminhoneiro, foi morto brutalmente. Agora, ainda abalado, está disposto a tudo para fazer justiça, nem que seja com as próprias mãos. Em sua jornada, porém, dois policiais da cidade acabam sendo confundidos com os suspeitos, se tornando o alvo principal de Sebastião e causando um rebuliço na região.

CARVÃO

Produção: Cinematográfica Superfilmes
Direção: Carolina Markowicz

Sinopse
Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Porém, nenhum dos familiares, e muito menos o próprio hóspede, vê suas expectativas cumpridas. “Carvão” é um retrato ácido de um Brasil onde impera a naturalização do absurdo.

COISA PÚBLICA

Produção: Borelli Produções
Direção: André Borelli

Sinopse
Em uma república estudantil, sete jovens compartilham suas vidas de uma forma aparentemente comum. Uma festa, entretanto, traz um evento que derrubará qualquer máscara social e lançará a república em sua podridão oculta.

EDUARDO E MÔNICA

Produção: De Felippes Filmes e Produções Ltda
Direção: René Sampaio

Sinopse
A História de amor que embalou muitas gerações, composta por Renato Russo, agora nos cinemas. O romance de um casal muito diferente, mas que nasceu um para o outro vem para emocionar os jovens de todas as idades.

EIKE – TUDO OU NADA

Produção: Morena Filmes
Direção: Andradina Azevedo

Sinopse
O filme percorre um breve, mas intenso período da vida do ex-bilionário Eike Batista, que já foi um dos homens mais admirados do Brasil e o sétimo mais rico do mundo. A história começa em 2006, quando a economia brasileira deslanchava por causa do pré-sal. Eike Batista decide criar a petroleira OGX e contrata os melhores homens da Petrobras para participar do leilão do pré-sal. Mas os planos megalômanos e uma série de decisões e alianças equivocadas fazem seu império ruir de forma tão espetacular quanto havia crescido. E o Brasil assiste, perplexo, à queda de Eike, que perde toda sua fortuna, poder e prestígio. Inspirado no livro da jornalista Malu Gaspar.

ELA E EU

Produção: Mira Filmes
Direção: Gustavo Rosa de Moura

Sinopse
Há 20 anos, a roqueira Bia entrou em coma no momento do nascimento de sua filha. Mas isso não impediu que por todo esse tempo ela tenha feito parte do dia-a-dia da família, mesmo que desacordada. Um dia, no entanto, Bia subitamente acorda. E, enquanto reaprende a enxergar, a falar, a andar e a se relacionar, sua filha adulta, seu ex-marido e a atual mulher dele tentam absorver o impacto da presença viva daquela pessoa tão adorável quanto desajustada.

ESPERO QUE ESTA TE ENCONTRE E QUE ESTEJAS BEM

Produção: Arrudeia Produção Cinematográfica
Direção: Natara Ney

Sinopse
Em janeiro de 2011 um lote com 110 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades. Todas escritas por uma moradora de Campo Grande/MS para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante 2 anos, 1952/53, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir desta descoberta uma investigação se inicia para localizarmos este casal apaixonado e descobrirmos o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória.

MARTE UM

Produção: Filmes de Plástico Produções Audiovisuais
Direção: Gabriel Martins

Sinopse
Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

MÉNAGE

Produção: Quixó Produções
Direção: Luan Cardoso

Sinopse
MÉNAGE conta a história de três políticos que se reúnem em um motel para uma noite de sexo e drogas, após a convenção nacional do parti do a que pertencem. Veiga, o advogado, Roberto, o deputado, e Ariel, o candidato a governador, perdem o controle quando constatam a morte da garota de programa que os acompanhava, por overdose de heroína.

MIRADOR

Produção: Metafixa Produções
Direção: Bruno Costa

Sinopse
Maycon é um boxeador que treina para retornar aos ringues enquanto divide seu tempo com dois subempregos. Pai de Malu, fruto de uma relação casual que teve com Michele, ele tem sua vida revirada quando se vê na situação de ter que cuidar da filha sozinho. Entre a rotina exaustiva de treinos e bicos para sobreviver a maior luta de Maycon ainda está por ser vencida: Tornar- se pai.

O SEGUNDO HOMEM

Produção: Luc Filmes
Direção: Thiago Luciano

Sinopse
A história se passa em um futuro próximo, onde a posse de armas é liberada no Brasil e a ação das milícias cresce exponencialmente, elevando a tensão no país a níveis sem precedentes. “O Segundo Homem”, filme dirigido por Thiago Luciano, conta a história de Miro (Anderson di Rizzi), um bom homem, casado com Solange (Lucy Ramos) e pai de Rosa, uma menina de sete anos. Miro decide se alistar nas forças militares para proteger sua família da explosão de violência. O que ele não esperava é que essa transformação acabasse levando a guerra para dentro de casa, atingindo as pessoas que ele mais ama. Uma história impactante, baseada em fortes críticas sociais, que pode ser um retrato preciso do que teremos que enfrentar.

OS PRIMEIROS SOLDADOS

Produção: Pique-Bandeira Filmes
Direção: Rodrigo de Oliveira

Sinopse
Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos eles tentarão sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS.

PACIFICADO

Produção: Reagent Media
Direção: Paxton Winters

Sinopse
Tati é uma menina introspectiva de 13 anos que luta para se conectar com seu distante pai, Jaca, recém-saído da prisão no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polícia “pacificadora” luta para ocupar as favelas ao redor do Rio, Tati e Jaca precisam navegar entre os obstáculos que ameaçam suas esperanças para o futuro. Nascido de uma colaboração criativa de sete anos entre a comunidade ‘Morro dos Prazeres’, o escritor/diretor Paxton Winters, Wellington Magalhães (Maga) e Joseph Carter (Joe), PACIFICADO oferece um retrato íntimo de uma família tentando encontrar a paz no inconstante campo de batalha, que eles chamam de casa.

PALOMA

Produção: Carnaval Filmes
Direção: Marcelo Gomes

Sinopse
Paloma, agricultora, quer um casamento tradicional em uma igreja com o namorado Zé. O padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher trans, vai lutar por seu sonho.

PAPAI É POP

Produção: Pródigo Filmes
Direção: Caito Ortiz

Sinopse
PAPAI É POP é uma dramédia para toda a família que conta a história de Tom (Lázaro Ramos), um homem comum que vê sua vida mudar ao se tornar pai. Ao lado da esposa Elisa (Paolla Oliveira), Tom precisa aprender na prática como cuidar da filha e, em meio a situações divertidas e emocionantes do cotidiano, apresenta uma transformação interior que conflita com a forma como a sociedade enxerga um pai presente. Livremente inspirado no best-seller “O Papai é Pop”, de Marcos Piangers.

PREDESTINADO: ARIGÓ E O ESPÍRITO DO DR. FRITZ

Produção: Moonshot Pictures, FJ Produções e The Calling Production
Direção: Gustavo Fernandez

Sinopse
Parece impossível, mas esta é uma história real. Através do espírito de Dr. Fritz, médico alemão falecido durante a Primeira Guerra Mundial, José Arigó (Danton Mello) se tornou uma esperança de cura para milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele foi alvo de críticas por parte dos mais céticos, mas com o apoio de sua esposa (Juliana Paes), conseguiu salvar inúmeras vidas por intermédio da cirurgia espiritual. Predestinado a ajudar sem receber nada em troca, Arigó é hoje reconhecido como um dos maiores fenômenos mediúnicos da história.

SÃO ATEU

Produção: Pietá Filmes
Direção: Hiro Ishikawa

Sinopse
Um homem comum é escolhido por Deus para anunciar a aposentadoria divina ao mundo, porém a humanidade, outros Deuses e o Diabo querem apenas se aproveitar dos seus poderes de profeta.

TARSILINHA

Produção: Pinguim Content
Direção: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo

Sinopse
Tarsilinha é uma menina de oito anos de idade que se vê obrigada a enfrentar seus medos e embarcar sozinha uma aventura para recuperar as memórias da sua mãe. Durante sua jornada por um mundo fantástico, ela deve se tornar cada vez mais independente e corajosa. A cada encontro e obstáculo que supera, Tarsilinha entende melhor quem ela é: uma amiga fiel, protetora e destemida.

TRANSVERSAIS

Produção: Deberton Filmes
Direção: Émerson Maranhão

Sinopse
Érikah é professora, Samilla é funcionária pública. Caio José é paramédico, Kaio Lemos é pesquisador acadêmico. Mara é jornalista e mãe de uma adolescente. Os cinco têm origens, formações e classes sociais diferentes. Em comum, o fato de ter suas vidas atravessadas pela transexualidade.